Empresas e trabalhadores avaliam programa contra demissões

Publicado em 08/07/2015 - 16:00 Por Danyele Soares - Brasília

O Programa de Proteção ao Emprego deve receber as primeiras adesões ainda neste mês. Essa é a expectativa do governo e foi anunciada pelo ministro Secretaria-Geral da Presidência da República, Miguel Rossetto.

 

A iniciativa pretende desestimular demissões em empresas que estão com dificuldades financeiras temporárias. O ministro afirma que a proposta vai beneficiar todos os setores e companhias de todo porte.

 

A medida prevê uma redução de até 30% na jornada de trabalho do funcionário, com salário menor. Para compensar a perda salarial, o governo vai fazer uma complementação de 50% com recursos do FAT - Fundo de Amparo ao Trabalhador.

 

A compensação é limitada a 900 reais. Assim, um empregado que tem um salário de 2 mil e 500 reais e entra no Programa, passa a receber dois mil, cento e vinte e cinco reais, sendo que cerca de mil e 700 serão pagos pelo patrão e 375 pelo governo.

 

Questionado se o FAT tem recursos suficientes para fazer o pagamento, o ministro destacou:

 

Sonora; " Tem recurso suficiente sim. É o FAT que sustenta que financia o programa de seguro desemprego e outros programas. O que nós queremos é que parte desses recursos venha financiar o emprego. Achamos que é correto e positivo. E é melhor para trabalhador e para o país que nós  venham a financiar emprego e não desemprego." 

 

O gerente de Pesquisa e Competitividade da Confederação Nacional da Indústria, Renato da Fonseca, diz que as empresas ainda estão avaliando a proposta.

 

Ele acha que  a iniciativa é positiva porque, de acordo com a CNI, 60% das empresas adotaram medidas de redução de mão de obra ou diminuíram o número de empregados nos últimos seis meses. Mas ele explica:

 

Sonora:" Enquanto ainda não tiver bem definido quem pode fazer e como fazer isso. Fica difícil. A intenção é boa, falta ver se ela vai gerar resultados.

 

Quem também está avaliando a proposta são os trabalhadores. De acordo com o secretário-Geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves, conhecido como Juruna, as centrais sindicais vão se reunir na semana que vem para debater o projeto.

 

Sonora: " Ela é um instrumento que ameniza os efeitos da crise. O que nos coloca nesse momento como certeza é que ela é uma proposta mínima e que poderá ser melhorada em cada local onde foi feita a negociação."

 

Cinquenta mil postos de trabalho devem ser mantido com o Programa de Proteção ao Emprego. A medida tem duração de 6 meses, podendo ser prorrogada por até um ano.

Últimas notícias
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo
Geral

MPF quer embargo da obra que instala tirolesa no Pão de Açúcar

O projeto, autorizado pelo Iphan, prevê a instalação de uma tirolesa que liga o Pão de Açúcar e à Urca, cartão postal do Rio de Janeiro. 

Baixar arquivo
Educação

Rede pública de SP planeja uso de IA; professores vão debater medida

A medida foi anunciada pela Secretaria de Educação do estado. Os conteúdos elaborados pela inteligência artificial vão ter que passar pelo aval dos professores, antes da utilização pelos estudantes. 

Baixar arquivo
Justiça

Comitê Judiciário da Câmara dos EUA divulga relatório sobre STF

O relatório, chamado “O ataque à liberdade de expressão no exterior e o silêncio do governo Biden: o caso do Brasil”,  inclui dezenas de decisões do STF e TSE. 

Baixar arquivo
Geral

Na primeira votação, vereadores de SP aprovam privatização da Sabesp

Antes da votação em segundo turno, o projeto vai passar por uma série de audiências públicas na Câmara Municipal de São Paulo e também em bairros da periferia. 

Baixar arquivo