logo Radioagência Nacional
Economia

Volkswagen suspende mais de dois mil contratos de trabalho

Baixar
Cátia Rodrigues
06/07/2015 - 20:34
São Paulo

Mais de  dois mil e trezentos empregados da Volkswagen foram colocados pela empresa em regime de lay-off nesta segunda-feira.

 

Eles trabalham na área de produção da fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo.

 

A adoção do lay-off significa que os contratos de trabalho ficarão suspensos -- temporariamente -- por até cinco meses, segundo informações do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC paulista.

 

Mas os trabalhadores vão continuar recebendo os salários integrais, sendo que metade do pagamento por conta do governo federal -- por meio do FAT  (Fundo de Amparo ao Trabalhador) -- e a outra metade da montadora.   A Volkswagen não se pronunciou sobre essa decisão.

 

Outros funcionários da empresa também estão em lay-off desde o dia 1o. de junho. Com isso, já são mais de 2 mil e quinhentos empregados da área de produção com contratos de trabalho suspensos. 

 

Dados do Sindicato mostram que a produção de veículos na Volkswagen está em queda.

 

Em 2014, a fábrica Anchieta produzia um mil e quatrocentos veículos por dia -- número que caiu para quase 800 veículos neste ano.

 

A unidade emprega cerca de 11 mil trabalhadores, dos quais 8 mil estão na produção.

 

O Sindicato informa ainda que fechou um acordo, no início deste ano, com a Volkswagen que garante estabilidade no emprego para todos os funcionários até dezembro de 2019.

x