Trocando em Miúdo: Cadastro de doméstica pode ser feito até sexta-feira

Publicado em 03/11/2015 - 02:00 Por Apresentação Eduardo Mamcasz - Brasília

Olá, prezada pessoa ouvinte e cidadã. Simples Doméstico. Para fazer o cadastro, no caso de quem tem empregado doméstico em casa, e pode ser até motorista e jardineiro, entre outros, como o caso de diarista por mais de três dias por semana. 

 

Por causa dos problemas e por ser o primeiro mês, a Receita Federal, que coordena a arrecadação dos impostos federais, deu uma canja, como se diz. A pessoa que não fez o cadastro, no caso sempre é a patroa, nunca a empregada, que também deve ser cadastrada, mas pela patroa, pode ser mais do que uma, em guias separadas. Pois então, a Receita prorrogou o prazo até o dia 6, ou seja, nesta sexta-feira.


A gente vai tentar, nestes dias, responder a uma porção de dúvidas mandadas pelo ouvinte em cima deste cadastro de empregada que é chamado de Simples Doméstico, mas pelos e-mail recebidos através do emconta@ebc.com.br.

 

De simples não tem muita coisa. Mas só lembrando. O cadastro pode ser feito, desta vez, até o dia 6 de novembro, sem pagar multa. O boleto só pode ser baixado, depois do cadastro aceito. Tem que ser feito no eSocial.



Duas lembrancinhas importantes para quem ainda vai fazer o cadastro. O CPF da patroa tem que ser o mesmo que vai ser usado na hora da declaração do imposto de renda, no ano que vem, no caso de abatimento por empregada doméstica paga.

 

Outra coisa. Lógico que a patroa que ainda não tem empregada doméstica só vai fazer o cadastro, normalmente, quando resolver ou precisar ter uma, certo?


Outra pergunta mandada para a gente e que é respondida logo. Por incrível que pareça, o cadastro só pode ser feito pela internet, ainda não tem um posto para onde ir, nem na Receita, nem na Caixa e nem no INSS.  Uma coisa meio estranha, admite o consultor trabalhista Fabiano Justis.


Sonora: "Nós estranhamos de maneira impositiva, né? Pessoas que têm dificuldade com acesso a redes sociais impostas a ter esse acesso, são obrigadas a ter um computador e acessar para fazer o cadastro."


Pois então, repetindo. Até esta sexta, dia 6, quem não fez o cadastro da patroa e da doméstica, para ter o boleto, com os novos tipos de pagamento de impostos, pode fazer, pela internet, sem pagar multa.

 

Lembrando: a partir de agora, a patroa paga 20% em cima do salário pago para a doméstica que, por sua vez, paga 8%. Mas esses 8% são pagos pela patroa, que depois desconta. A mesma coisa se tiver Imposto de Renda retido na fonte da doméstica, se for o caso.


Então, tá.
Só lembrando: o governo acha que no Brasil tem uns seis milhões de empregados domésticos. Deles, só uns dois milhões estão com carteira assinada. E desses, só a metade foi cadastrada neste Simples Doméstico.

 

Esta prosa continua na semana.
Inté e Axé.

 

Trocando em Miúdo: Programete sobre temas relacionados a economia e finanças, traduzidos para o cotidiano do cidadão. É publicado de segunda a sexta-feira.

Últimas notícias
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo