logo Radioagência Nacional
Economia

Trocando em Miúdo: Novas regras para doação eleitoral já valem este ano

Baixar
Apresentação Eduardo Mamcasz
23/06/2016 - 02:00
Brasília

Olá, prezada pessoa ouvinte cidadã.

 

Eleição municipal chegando aí, gente. Pelo menos a campanha eleitoral de sempre. Mas acontece que, desta vez, tem umas regras novas. Principalmente em cima da velha questão de doação de dinheiro para os candidatos e os partidos políticos. E na prestação de contas.

 

A partir desta campanha, entrou dinheiro, o responsável tem até 72 horas para informar a Justiça Eleitoral. A partir deste momento, tem muita gente ligada no acompanhamento. Palavra do vice-presidente de Política Institucional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Joaquim Bezerra. Ele explica que a prestação não é mais no final da campanha. 

 

Além do profissional de contabilidade e do próprio candidato ou partido político, nesta questão de dinheiro na hora do voto tem o principal elemento, que é o eleitor, a pessoa cidadã.

 

Só lembrando. A partir deste ano, em campanha eleitoral, empresa não pode mais fazer doação para partido ou político. Só pessoa física, com CPF e conta no banco, e não pode passar de 10% do que a pessoa teve de rendimento bruto no ano passado.

 

Lembrando ainda que o CFC está capacitando, em todo o Brasil, mais de 30 mil profissionais de contabilidade encarregados de prepararem a prestação de contas, constante, até o dia da eleição, em outubro.

 

É um papel muito importante este do contador junto ao candidato, ainda que, no final, caso tenha alguma coisa errada, a responsabilidade vai ser do candidato ou do partido.

 

Mais uma coisa. Nestas eleições, tem um limite de gastos para cada candidato. Se for candidato rico, por exemplo, não pode gastar mais do que os outros. 

 

Mas voltando ao principal, gente. E a velha história de compra de votos que aparece, depois da pessoa eleita. Ou não. O voto, para ser comprado, precisa antes ser vendido. Os dois lados da mesma culpa.

 

Então, tá.
Inté e axé.

 

Trocando em Miúdo: Quadro do programa "Em Conta", da Rádio Nacional da Amazônia. Aborda temas relacionados a economia e finanças, traduzidos para o cotidiano do cidadão. É distribuído em formato de programete, de segunda a sexta-feira, pela Radioagência Nacional. Acesse aqui as edições anteriores.

x