logo Radioagência Nacional
Economia

Trocando em Miúdo: Campanha pede fim da cobrança de roaming para celular

Baixar
Apresentação Eduardo Mamcasz
04/07/2016 - 02:00
Brasília

Olá, prezada pessoa ouvinte cidadã.

 

Sabe aquele celular que a gente leva quando viaja de uma cidade para outra, aqui no Brasil, e quando volta tem aquela conta enorme porque teve que pagar como se fosse interurbano para toda chamada que a gente atendeu e aquela que fez? Isso se chama roaming. Vamos nessa?

 

No ano passado, em apenas um mês de campanha contra o adicional quando se faz ou recebe ligação telefônica móvel em deslocamento, fora da área de origem, a Proteste – Associação de Consumidores conseguiu reunir mais de 20 mil assinaturas.

 

Em dezembro do ano passado, a Anatel respondeu, por escrito, à Proteste que "se encontra mapeado para ser estudado quando da oportunidade de revisão do Regulamento de Serviço Móvel Pessoal".

 

Coordenadora institucional da Proteste, Maria Inês Dolci. Alguém tem uma idéia de quando este roaming doméstico, dentro do Brasil vai deixar de ser cobrado?

 

Sonora: "Na verdade, até o momento, eles não chamaram para essa revisão, que é necessária, neste momento em que o consumidor vem pagando altas tarifas de telefonia no país. É um dos valores mais elevados, se comparado com outros países. O Brasil paga muito, o consumidor paga demais, sem necessidade."

 

Lembrando uma coisa. Antigamente, a chamada fora da cidade de origem era cobrada porque a operadora de telefone precisava pagar pelos serviços de outra operadora em outra cidade. Mas agora, com a nova tecnologia, isso não existe mais. Mas a cobrança continua.
 

Pelo sim, pelo não, a Proteste mandou outra cobrança à Anatel cobrando o fim do roaming.

 

Aliás, na Europa, fim do ano, já está acertado. Não vai ter mais cobrança de roaming. 

 

Então, tá.

Inté e axé.

 

Trocando em Miúdo: Quadro do programa "Em Conta", da Rádio Nacional da Amazônia. Aborda temas relacionados a economia e finanças, traduzidos para o cotidiano do cidadão. É distribuído em formato de programete, de segunda a sexta-feira, pela Radioagência Nacional. Acesse aqui as edições anteriores.

x