O Trocando em Miúdo de hoje (6) destaca a divulgação feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) dando conta de como se comportou todo o chamado setor de carnes no Brasil, justamente um dos principais produtos de exportação, o que ajuda a nossa balança comercial, que está no superávit. O país está exportanto mais do que importando.
Saiba então que a população bovina atualmente é de 215 milhões de cabeças, aumento de 1,3%, o que é um recorde. No caso das “vacas ordenhadas”, para produção de leite, houve uma queda. Conheça também a produção do setor de “galináceos”, com 1 bilhão e 300 milhões de cabeças. Esta edição tem a participação do apresentador da Rádio Nacional AM Brasília, Valter Lima.
Íntegra do Programa
Bom vamos lá. O IBGE. Mas isso tem a ver com a economia por que. Tem que ver com o superávit da balança comercial. O Brasil já mais exportando que importando. Vamos chegar no ponto. O Brasil é um grande exportador de soja e de carnes. Mas chamou a atenção os galináceos. Segundo o IBGE, galináceos são os galos, galinhas, frangas, frangos, pintos e pintainhas (a franguinha bem novinha, criancinha. As pintinhas).
O Brasil exporta carne de frango pro mundo todo. Primeiro, vamos entrar [no assunto] nos bovinos. Bovinos, o Brasil é o maior exportador de gado vivo. Tem 215 milhões de cabeças de bois. Houve aumento de 1,3%. O Brasil já está exportando carne in natura para os Estados Unidos. E onde mais cresceu a produção de gado bovino foi no Norte, na Amazônia, 2,9%. Centro-Oeste é o que tem o maior número, 33,8% de bois.
Depois, a gente passa para a vaca. Por que elas são importantes? São as vacas ordenhadas, as que dão leite, depois vira até leite em pó. Minas é o maior produtor. Mas houve uma queda na produção, 0,4%. Então, assim mesmo, o país produziu 35 bilhões de litros de leite. Com a queda na produção, o leite ficou mais caro. E isso tudo vai pra inflação. Sobe mais a poupança. Tá tudo interligado.
E os galináceos, já falei. Agora, tem os porcos. O IBGE chama de rebanho suíno. São 40 milhões de cabeças. O Sul é quem produz mais suínos. Mato Grosso é grande criador de gado, Santa Catarina de suínos e Minas de leite. Paraná, de galináceos.
Rebanho caprino cresceu muito, 8,6%. São as cabras, os bodes, as ovelhas, os cabritos. Só que nesse caprino, junta o queijo do leite de cabra, tem a carne de bode, as ovelhas… os ovinos tosquiados. Caprino não é só pra fazer carne, mas também para fazer a roupa, de lã. Caiu 7,8% porque o pessoal prefere importar da China.
Só pra terminar, porque é muito bicho nessa Arca de Noé, tem também as codornas. É importante na nossa economia por causa da carne, dos ovos. O Brasil produz 447 milhões de dúzias de ovos de codorna. Isso parece dar um bom efeito na nossa economia.
Então tá, inté e axé.
* Trocando em Miúdo: Quadro do programa "Em Conta", da Rádio Nacional da Amazônia. Aborda temas relacionados a economia e finanças, traduzidos para o cotidiano do cidadão. É distribuído em formato de programete, de segunda a sexta-feira, pela Radioagência Nacional. Acesse aqui as edições anteriores.