Audiência pública no Senado discute avanço da fronteira agrícola do Matopiba

Publicado em 08/11/2016 - 15:43 Por Graziele Bezerra - Brasília

Uma audiência pública no Senado discutiu nesta terça-feira (8) os resultados e impactos dos Plano Agropecuário do Matopiba, a última fronteira agrícola do país, que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

 

O projeto foi criado por decreto presidencial, no ano passado, para promover o desenvolvimento econômico sustentável em atividades agrícola e pecuária na região, como explica Eduardo Mazolene, do Ministério da Agricultura.

 

Sonora: "A preocupação maior é a de levar tecnologias apropriadas para o agricultor para que ele possa ter um melhor desempenho na sua atividade e consiga, com isso, uma melhor condição de vida."

 

Mas moradores da região de Matopiba, sobretudo indígenas e remanescentes de quilombos, reclamam dos impactos sofridos após a implantação da fronteira agricola. É o caso da líder quilombola Fátima Barros, de Araguatins, no Tocantins.

 

Sonora: "É uma expansão para dentro dos nossos territórios. Tem uma forte especulação das nossas terras. Com isso, perdemos as terras, mas também a sociedade, de um odo geral, está perdendo água tratada, qualidade da alimentação, riqueza do solo. Ela, então, é ameaçadade todos os lados. Isso causa fote impacto no clima, nas águas, ameaça à vida no planeta."

 

Isolete Visnieski, da Comissão Pastoral da Terra, destaca os conflitos por terra na região.

 

Sonora: "Nós temos dois problemas principais. Um, a questão dos conflitos, porque os grupos e fazendeiros da região estão chegando e impactando as comunidades. Outro, o problema principal, é a questão do meio ambiente, da água, tanto a terra quanto a água, que são bens comuns, e a vegetação também."

 

Segundo o procurador da República Felício Pontes, o Ministério Público Federal foi acionado e estuda formas de conter o avanço do Matopiba.

 

Sonora: "Nós precisamos dos dados de quantas terras indígenas foram atingidas, quantas terras quilombolas, quantos assentados agrários estão sendo atingidos. São dados que estão sendo colhidos no processo do MPF. E, a partir dos dados colhidos, termos condições de dizer se teremos ou não uma ação judicial."

 

A região de Matopiba abrange 337 muncípios em uma área com mais de 73 milhões de hectares. Dados do governo apontam que, na temporada 2014/15, a fronteira agrícola foi responsável por 11% da produação de soja nacional.

Últimas notícias
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: Entrevista com Marcelo Moutinho

O livro nos conduz a novos universos, estimula a imaginação e a criatividade. E para aqueles que se dedicam à  literatura infantil, foi criado o Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado em 18 de abril.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Reforma Agrária: a mãe das reformas de base

O Podcast Golpe de 64: Perdas e Danos lança o terceiro episódio da primeira temporada batizada de "Futuro Interrompido". A série que resgata as Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart,  no histórico comício dos 200 mil, na Central do Brasil, no Rio de Janeiro em 13 de março de 1964.

Baixar arquivo
Política

Especialistas alertam para riscos da PEC que criminaliza drogas

A PEC aprovada no Senado ainda precisa ser analisada pela Câmara dos Deputados. Por enquanto, não há previsão para votação.

Baixar arquivo
Política

Senado aprova ampliação da faixa de isenção do imposto de renda

A proposta revisa para R$ 2.824,00 o limite de renda mensal que não precisa pagar Imposto de Renda. Esse valor também corrige as demais faixas, já que existe uma progressividade da tabela.

Baixar arquivo
Justiça

Traje religioso em documentos oficiais é constitucional, diz STF

Os ministros  do STF julgaram um recurso da União contra a decisão da Justiça Federal que autorizou o uso de traje religioso na foto para a Carteira Nacional de Habilitação.

Baixar arquivo
Geral

Comissão de juristas entrega proposta de novo Código Civil a Pacheco

O projeto propõe a alteração de mais de mil artigos do atual código e contempla temas atuais, como o direito digital. Proposta passará por ampla discussão entre os senadores para, só então, ser colocada em votação.

Baixar arquivo