Intenção de Consumo das Famílias cresce em maio na comparação com 2017, mas é menor que abril
Pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), sobre a intenção de consumo das famílias indica um aumento de 11,1% em maio, relação ao mesmo período do ano passado. Contudo, o índice é 0,2% menor do que o do mês de abril.
Segundo os dados da confederação, o índice alcançou 77,7 pontos em maio, e é o terceiro aumento consecutivo no ano. O índice total ainda permanece em um nível menor que 100 pontos, o que indica uma percepção de insatisfação com a situação atual. A intenção de consumo das famílias, segundo a CNC, segue em recuperação lenta, porém progressiva.
Apesar de indicar uma tendência de aumento da intenção do consumo das famílias, entre março e maio de 2017, os dados de volume de vendas do comércio, em março, ainda apresentaram queda, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Bem como houve aumento do desemprego em março, de acordo com os dados da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio (Pnad) Contínua.