logo Radioagência Nacional
Economia

Trocando em Miúdo: Advogada que atua em direito da família tira dúvidas sobre pensão alimentícia

Trocando em Miúdo
Baixar
Apresentação Eduardo Mamcasz
22/05/2017 - 02:27
Brasília

Olá, prezada pessoa ouvinte cidadã.

 

Neste maio, estou de férias em Berlim. Alemanha. Mas este Trocando em Miúdo de 11 de agosto de 2016 vale a pena ouvir de novo. Então, vamos nessa!

 

A prosa de hoje tem a ver com uma coisa que atinge, de um lado ou de outro, e que se chama pensão alimentícia. Pode dar cadeia se não for paga em dia. Vamos ouvir uma especialista no assunto, a doutora Patrícia Garrote, que atua no direito de família. Doutora Patrícia, primeiro obrigado por tirar algumas dúvidas dos nossos ouvintes, através do nosso e-mail emconta@ebc.com.br. Primeira coisa. Só os filhos têm direito à pensão alimentícia ou mais alguém também tem?

 

A gente aqui está falando em pensão alimentícia, mas, na verdade, ela existe para pagar nais coisas do que o alimento em si, não é mesmo doutora?

 

Doutora Patrícia Garrote, advogada especialista em direito da família. Mais uma dúvida sobre pensão alimentícia: Todo mundo acha que quem paga pensão na Justiça para os filhos, em caso de separação, é somente o homem da casa. A mulher também paga? Perguntei porque tem vezes, quando o casal se separa, a mulher pode estar ganhando mais do que homem. Então, nesse caso, como é que fica?

 

De qualquer forma doutora, na verdade, o que interessa, no caso de pagamento de pensão alimentícia, são os filhos, não é mesmo?

 

Uma coisa mais. Hoje em dia, há casais do mesmo sexo. Daí, como fica o pagamento da pensão alimentícia se tiver filho, mesmo que adotado?

 

Lembrando apenas uma coisa que o povo sabe muito bem. No Brasil, se tem uma coisa que dá cadeia automática é a falta do pagamento da pensão,

 

Então, só para fechar a prosa e obrigado pelo ensinamento. Separou, na boa ou na briga, tem que acertar a pensão no papel, se possível na Justiça, mesmo que seja amigável, é isso?

 

Então tá. Inté e axé.

 

 


Trocando em Miúdo: Quadro do programa Em Conta, da Rádio Nacional da Amazônia. Aborda temas relacionados a economia e finanças, traduzidos para o cotidiano do cidadão. É distribuído em formato de programete, de segunda a sexta-feira, pela Radioagência Nacional. Acesse aqui as edições anteriores.

x