Trocando em Miúdo: Advogada que atua em direito da família tira dúvidas sobre pensão alimentícia

Trocando em Miúdo

Publicado em 22/05/2017 - 02:27 Por Apresentação Eduardo Mamcasz - Brasília

Olá, prezada pessoa ouvinte cidadã.

 

Neste maio, estou de férias em Berlim. Alemanha. Mas este Trocando em Miúdo de 11 de agosto de 2016 vale a pena ouvir de novo. Então, vamos nessa!

 

A prosa de hoje tem a ver com uma coisa que atinge, de um lado ou de outro, e que se chama pensão alimentícia. Pode dar cadeia se não for paga em dia. Vamos ouvir uma especialista no assunto, a doutora Patrícia Garrote, que atua no direito de família. Doutora Patrícia, primeiro obrigado por tirar algumas dúvidas dos nossos ouvintes, através do nosso e-mail emconta@ebc.com.br. Primeira coisa. Só os filhos têm direito à pensão alimentícia ou mais alguém também tem?

 

A gente aqui está falando em pensão alimentícia, mas, na verdade, ela existe para pagar nais coisas do que o alimento em si, não é mesmo doutora?

 

Doutora Patrícia Garrote, advogada especialista em direito da família. Mais uma dúvida sobre pensão alimentícia: Todo mundo acha que quem paga pensão na Justiça para os filhos, em caso de separação, é somente o homem da casa. A mulher também paga? Perguntei porque tem vezes, quando o casal se separa, a mulher pode estar ganhando mais do que homem. Então, nesse caso, como é que fica?

 

De qualquer forma doutora, na verdade, o que interessa, no caso de pagamento de pensão alimentícia, são os filhos, não é mesmo?

 

Uma coisa mais. Hoje em dia, há casais do mesmo sexo. Daí, como fica o pagamento da pensão alimentícia se tiver filho, mesmo que adotado?

 

Lembrando apenas uma coisa que o povo sabe muito bem. No Brasil, se tem uma coisa que dá cadeia automática é a falta do pagamento da pensão,

 

Então, só para fechar a prosa e obrigado pelo ensinamento. Separou, na boa ou na briga, tem que acertar a pensão no papel, se possível na Justiça, mesmo que seja amigável, é isso?

 

Então tá. Inté e axé.

 

 


Trocando em Miúdo: Quadro do programa Em Conta, da Rádio Nacional da Amazônia. Aborda temas relacionados a economia e finanças, traduzidos para o cotidiano do cidadão. É distribuído em formato de programete, de segunda a sexta-feira, pela Radioagência Nacional. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Justiça

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo
Política

Tarifa social de água e esgoto é aprovada em comissão do Senado

A proposta prevê que famílias de baixa renda paguem menos pelo uso de água. O projeto agora segue, em regime de urgência, para o plenário. 

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: brasileiros entram em campo pela Libertadores e Sul-Americana

Hoje também tem jogo da série B do Campeonato Brasileiro. Brusque recebe o Mirassol no interior catarinense.

Baixar arquivo
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo