Trocando em Miúdo: Advogada que atua em direito da família tira dúvidas sobre pensão alimentícia

Trocando em Miúdo

Publicado em 22/05/2017 - 02:27 Por Apresentação Eduardo Mamcasz - Brasília

Olá, prezada pessoa ouvinte cidadã.

 

Neste maio, estou de férias em Berlim. Alemanha. Mas este Trocando em Miúdo de 11 de agosto de 2016 vale a pena ouvir de novo. Então, vamos nessa!

 

A prosa de hoje tem a ver com uma coisa que atinge, de um lado ou de outro, e que se chama pensão alimentícia. Pode dar cadeia se não for paga em dia. Vamos ouvir uma especialista no assunto, a doutora Patrícia Garrote, que atua no direito de família. Doutora Patrícia, primeiro obrigado por tirar algumas dúvidas dos nossos ouvintes, através do nosso e-mail emconta@ebc.com.br. Primeira coisa. Só os filhos têm direito à pensão alimentícia ou mais alguém também tem?

 

A gente aqui está falando em pensão alimentícia, mas, na verdade, ela existe para pagar nais coisas do que o alimento em si, não é mesmo doutora?

 

Doutora Patrícia Garrote, advogada especialista em direito da família. Mais uma dúvida sobre pensão alimentícia: Todo mundo acha que quem paga pensão na Justiça para os filhos, em caso de separação, é somente o homem da casa. A mulher também paga? Perguntei porque tem vezes, quando o casal se separa, a mulher pode estar ganhando mais do que homem. Então, nesse caso, como é que fica?

 

De qualquer forma doutora, na verdade, o que interessa, no caso de pagamento de pensão alimentícia, são os filhos, não é mesmo?

 

Uma coisa mais. Hoje em dia, há casais do mesmo sexo. Daí, como fica o pagamento da pensão alimentícia se tiver filho, mesmo que adotado?

 

Lembrando apenas uma coisa que o povo sabe muito bem. No Brasil, se tem uma coisa que dá cadeia automática é a falta do pagamento da pensão,

 

Então, só para fechar a prosa e obrigado pelo ensinamento. Separou, na boa ou na briga, tem que acertar a pensão no papel, se possível na Justiça, mesmo que seja amigável, é isso?

 

Então tá. Inté e axé.

 

 


Trocando em Miúdo: Quadro do programa Em Conta, da Rádio Nacional da Amazônia. Aborda temas relacionados a economia e finanças, traduzidos para o cotidiano do cidadão. É distribuído em formato de programete, de segunda a sexta-feira, pela Radioagência Nacional. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Pesquisa e Inovação

Fiocruz celebra 122 anos com histórias de sucesso e projetos de futuro

Em 122 anos a fundação cresceu e está presente em todas as cinco regiões do Brasil, com núcleos em dez estados, além do Distrito Federal e ainda tem parcerias com instituições científicas de 50 países.

Baixar arquivo
Saúde

Amazonas: Oftalmologia Humanitária realizará cirurgias e doará óculos

Os moradores dos municípios de Barcelos, Santa Isabel e Novo Airão, no Amazonas vão receber atendimentos oftalmológicos de graça a partir deste domingo até o dia 7 de junho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

ONU pede investigação "célere e completa" sobre morte em ação da PRF

Genivaldo de Jesus Santos, de 38 anos, morreu depois de ser colocado por agentes da PRF dentro de uma viatura de onde saía muita fumaça. O IML de Sergipe identificou de forma preliminar a causa da morte como asfixia..

Baixar arquivo
Geral

Ao menos 33 pessoas morrem por causa das chuvas em Pernambuco

Uma única ocorrência neste sábado causou 19 óbitos: um deslizamento de barreira em uma comunidade na zona sul do Recife.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Dia da Dignidade Menstrual alerta para falta de acesso a itens básicos

Este sábado (28) é o Dia Internacional da Dignidade Menstrual, data que chama a atenção para a urgência de se garantir o acesso a itens de higiene, infraestrutura adequada e informação.

Baixar arquivo
Economia

Por liminar, justiça suspende demissões na Caoa Chery em Jacarei - SP

Segundo decisão da justiça do trabalho as dispensas coletivas precisam de prévia negociação considerando o impacto social que causam. A empresa tem prazo de cinco dias para o cumprimento da medida sob pena de multa de R$ 50 mil por dia. 

Baixar arquivo