História Hoje: Há 37 anos era oferecido o primeiro serviço bancário por computador

História Hoje

Publicado em 09/10/2017 - 07:00 Por Apresentação Carmen Lúcia - Brasília

Cada vez mais, tem crescido o uso de serviços bancários pela internet por meio de uma página segura de banco. O home banking, serviço bancário por computador,
foi utilizado pela primeira vez, nos Estados Unidos, em 9 de outubro de 1980.



Na época, a evolução e a prática da internet banking eram muito diferentes.


Para realizar uma operação bancária o cliente acessava sua conta por meio do telefone fixo. Esse modelo percorreu um longo caminho … E, atualmente, as visitas regulares aos caixas tem sido substituídas pelo internet banking.

 

A preferência se justifica pela comodidade e conveniência de se estar em qualquer lugar e poder utilizar o serviço a qualquer hora para fazer pagamentos de contas, transferências de valores, contratar empréstimos e consultar extratos.


Alguns clientes evitam fazer transações bancárias por computador porque consideram o meio vulnerável. Mas, o número de fraudes devido a problemas do banco e não do cliente é muito pequeno. Práticas do banco convencional como clonagem de cartões, assinaturas falsas e roubo de identidade são crimes muito mais comuns do que fraudes eletrônicas.


A segurança do serviço é garantida por senhas simples, como no caso de muitas páginas de compra. A transmissão dos dados é criptografada, recebe uma codificação secreta, tornando quase impossível se obter ou modificar a informação depois de enviada.


O Internet banking é menos seguro para o usuário descuidado. É essencial dominar tecnologias de informação e acesso à internet para não colocar dados em risco. Assim, alguns bancos exigem limite de idade no segmento de clientes.

 

Segundo a Febraban - a Federação Brasileira de Bancos, o celular é atualmente o canal preferido do brasileiro para fazer transações bancárias, o chamado mobile banking, com 34% das movimentações. Em segundo lugar está o internet banking, com  23% do total. Isso significa que, mais da metade das transações bancárias, no Brasil, tem sido resolvidas pela internet.

 

História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados a cada dia do ano. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo