Trocando em Miúdo: Renegociar dívidas online pode não ser tão fácil para quem tem cabelos brancos

Trocando em Miúdo

Publicado em 14/12/2017 - 08:29 Por Apresentação Eduardo Mamcasz - Brasília

Olá, prezada pessoa ouvinte cidadã.

 

Hoje em dia quem não sabe conversar com robô se dá mal, inclusive na hora de pagar uma conta, principalmente atrasada, uma multa de trânsito e tal, ou mesmo fazer uma transferência de dinheiro, pelo telefone, sem falar nada, e na mesma hora cai na conta de outra pessoa, num banco que pode ser até no outro lado do mundo. Já pensou? Vamos nessa.

 

Mas a prosa que eu quero levar hoje é com que idade uma pessoa se entende melhor com esta onda de computador, celular com internet, online, tablet e ipod e tantas outras coisas. Então, repasso um pouco da prosa que tiver com o CEO, quer dizer, chefe, da Acordo Online, o Marcelo Bergasse. Na verdade, a prosa foi sobre o Perfil do Pagador Brasileiro Online, mas isso fica para amanhã. Hoje, o que me interessou foi o seguinte. Em que idade o pessoal costuma mais usar a plataforma digital para renegociar dívidas atrasadas sem ter que ouvir a voz de ninguém. Com a palavra, o Marcelo Bergasse.


Sonora: “Querendo ou não, os jovens têm mais facilidade ao lidar com tecnologia. A maioria esmagadora as pessoas que acessam nosso site é de 25 a 34 anos, logo depois., de 35 a 44 anos. Mas é interessante que os mais jovens, a partir de 18 anos, que estão ingressando agora no mercado consumidor, e se tornando inadimplente, essa faixa também tem crescido consideravelmente.”

 

Agora, tem uma coisa que os bancos também estão enfrentando. Você sabe que está cada dia mais difícil a gente chegar até o guichê de um banco, ou então conversar com um gerente, pegar conselhos. É tudo online. Com isso, o pessoal de mais idade acaba ficando fora da prosa. Não é mesmo Marcelo Bergasse, da Acordo Online? O idoso tem que fazer o que?

 

Sonora: “Ou eles vão ter, realmente, que aprender para serem digitais ou eles serão desfavorecidos nesse processo.”

 

Ou então começar a usar um pouco mais os filhos…

 

Sonora: “É. Tem mesmo que ajudar. Eu mesmo ajudo sempre meus pais, sou o consultor cada quando tem uma impressora que não funciona ou um documento que era pra ser gerado em PDF e não dá certo.”

 

Mas se me permite uma brincadeira com os jovens de até 40 anos de idade, eu que sou idosos mas, felizmente, entendo de online e internet, mas melhor ainda do que a rapaziada, para mexer com essas tecnologias todas, eu acho que é a criança. Certo?

 

Sonora: “Sim, hoje em dia, a criança nasce com o celular na mão. Quando chega à idade adulta, ela está mais bem preparada, diferentemente de um adulto que tem que aprender.”

 

Amanhã a gente continua esta prosa. Perfil do Pagador Brasileiro. Tudo online. Inclusive com a pergunta. Quem negocia melhor online? O homem ou a mulher? Pena que as pessoas, com isso, a cada dia se distanciam mais de uma da outra e uma boa prosa, não é mesmo?

 

Então, tá. Inté e axé.

 

 

Trocando em Miúdo: Quadro do programa "Em Conta", da Rádio Nacional da Amazônia. Aborda temas relacionados a economia e finanças, traduzidos para o cotidiano do cidadão. É distribuído em formato de programete, de segunda a sexta-feira, pela Radioagência Nacional. Acesse aqui as edições anteriores.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Amapá decreta calamidade pública após salinização do rio Amazonas

Com o decreto, o governo local mobiliza todos os órgãos estaduais para atuarem sob o comando da Defesa Civil na região do Distrito do Bailique. O prazo do estado de calamidade pública é de 180 dias. Estima-se que cerca de 14 mil pessoas de 65 comunidades do arquipélago sejam afetadas pela salinização das águas e erosão das margens do Rio Amazonas.

Baixar arquivo
Segurança

TJRJ inaugura primeiro centro de atenção e apoio às vítimas de crimes

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro inaugurou nesta sexta-feira o primeiro Centro Especializado de Atenção e Apoio às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais do país.

Saúde

Prevent Senior assina acordo de conduta com Ministério Público de SP

O Plano de Saúde deverá suspender o uso de medicamentos ineficazes do chamado kit covid, vai ter que publicar em jornais e portais da internet que nunca fez qualquer pesquisa científica para comprovar a eficácia desses medicamentos e está proibido de alterar o código de diagnóstico de covid de pacientes que morreram em decorrência de problemas provocados pela doença.

Baixar arquivo
Economia

Preço da carne no atacado cai, mas valor no varejo ainda continua alto

É que apesar das vendas estarem suspensas para a China, os produtores brasileiros tem guardado as carnes armazenadas em frigoríficos a espera de uma solução para o impasse. Ou seja, não aumentou a oferta do produto no mercado interno.

Baixar arquivo
Economia

Ministros das Comunicações dos Brics querem economia digital inclusiva

Os ministros das Comunicações dos cinco países do Brics assinaram uma declaração conjunta de cooperação internacional para estruturar uma economia digital inclusiva.

Baixar arquivo
Geral

Tanqueiros encerram greve em MG, SP e RJ

A paralisação dos tanqueiros, transportadores de combustíveis e derivados de petróleo, iniciada nessa quinta-feira (21) e encerrada hoje, afetou a distribuição de combustíveis em três estados: Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

Baixar arquivo