Trocando em Miúdo: Saiba que cuidados tomar na hora da compra do presente de Natal dos filhos
Olá, prezada pessoa ouvinte cidadã.
Natal chegando, tem gente ainda que não comprou o presente, até para ele mesmo, então continuamos a prosa com o educador financeiro do SPC Brasil – Serviço de Proteção ao Crédito e também da página Meu Bolso Feliz, na internet, professor José Vignolli. Então, vamos nessa.
Pesquisa do SPC Brasil. Setenta por cento dos que pretendem dar presentes neste Natal dizem que é por causa dos filhos. Em 49% dos casos, os pais garantem que eles é quem vão escolher o presente do filho. E agora escute esta: 82% dos pais ouvidos na pesquisa não pretendem atrasar pagamento de dívidas só para dar presente neste Natal. E 44% dizem que o presente será escolhido junto, pais e filhos. Então vamos detalhar.
Professor José Vignolli, educador financeiro da página Meu Bolso Feliz. Começando pelas crianças. Tem uma forma certa nesta hora do presente de Natal?
Sonora: “É muito fácil separar a metodologia de presentear no Natal. Para os pequenos, é bom fazer uma listinha pro papai Noel, e os pais comprarem o que realmente é possível comprar. A partir daí, o pai ou mãe vai explicar que o papai Noel não pôde trazer tudo oque foi pedido. E, daí, a criança aprende a negociar, a ouvir um não.”
Na sequência, professor José Vignolli. Tem agora o presente do filho adolescente, seja ele obediente ou rebelde, sempre um adolescente com mais vontade do que a criança que foi um dia. Presente de Natal para o adolescente. Fazer o que, professor?
Sonora: “Com relação ao adolescente, fica muito mais fácil. Ele tem que entender a situação financeira da família. E tem que entender que este ano a coisa vai ser eventualmente mais apertada. Contrair dívida e deixar pagamentos em atraso para satisfazer a vontade dos filhos é uma coisa ruim não só para o presente quanto para o futuro. E uma criança ou um adolescente que não sabe lidar com o não, com a frustração, a vida vai lhe mostrar a realidade no futuro. Vai ser muito mais fácil mostrar essa realidade hoje do que esperar que a vida mostre isso depois.”
Mais uma dúvida, professor José Vignolli. O que é mais certo: na hora da compra do presente de Natal, os pais deixam os filhos em casa ou levam junto pro shopping, hein?
Sonora: “Cada um tem sua forma. Muitas vezes, durante o ano, os filhos exteriorizaram alguma vontade, e os pais já sabem. Outros gostam de fazer surpresa. O que também é válido.”
Repetindo, educador financeiro José Vignolli. Presente de Natal dos filhos. Levar junto, nem pensar. É isso mesmo?
Sonora: “Se a escolha for feita junto com o filho, que essa compra seja conversada, explicada. E que seja explicado que aquela compra está sendo feita com o fruto do trabalho dos pais.”
Então, tá. Inté e axé.
Trocando em Miúdo: Quadro do programa "Em Conta", da Rádio Nacional da Amazônia. Aborda temas relacionados a economia e finanças, traduzidos para o cotidiano do cidadão. É distribuído em formato de programete, de segunda a sexta-feira, pela Radioagência Nacional. Acesse aqui as edições anteriores.