Brasilienses reclamam de valor creditado pelo GDF no Nota Legal

Incentivo Fiscal

Publicado em 24/01/2018 - 09:43 Por Sumaia Vilela - Brasília

Mês de janeiro, chegou o momento de escolher entre usar o crédito do Programa Nota Legal – do governo do Distrito Federal que transforma em crédito o valor de notas fiscais com CPF - para pagar menos no IPTU, no IPVA ou receber em dinheiro.


Mas teve gente que ficou decepcionada quando viu o próprio crédito. A Rádio Nacional recebeu reclamações de valores que caíram até a metade.


A funcionária pública Cris Carvalho usa o programa desde que ele foi criado e disse que nunca tinha visto uma redução tão grande como a deste ano.


Também existem reclamações semelhantes na página do Nota Legal, na internet, que precisa ser acessada para fazer a opção pelo uso do crédito.


Os defeitos observados vão desde a impossibilidade de redefinição de senha, site fora do ar mesmo no início do prazo para usar o crédito do programa, até aparentes falhas em medidas de segurança.


A jornalista Laila Muniz afirma que precisou de perseverança para conseguir o acesso.


A Secretaria da Fazenda do Distrito Federal optou por não dar entrevista a respeito. Respondeu por meio de nota que não existem registros de problemas técnicos na plataforma do Nota Legal.


A orientação é que o cidadão tente usar um navegador livre de bloqueio de pop-ups ou firewall. Também é sugerido que sejam escolhidos horários de menor número de acessos, como antes de 8h e depois de 20h, e nos fins de semana.


Sobre a redução de créditos, a secretaria respondeu que, quanto mais pessoas usarem os CPFs nas notas fiscais, menor será o valor que todos os inscritos devem receber, porque o crédito tributário gerado é dividido entre todos os consumidores.


Dados disponíveis na página da Secretaria da Fazenda mostram que desde 2016 o Índice Médio de Crédito do ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços -  se mantém em 0,7% do valor da nota fiscal. Antes disso, a média era de 1%.


Vale lembrar que o prazo para usar o valor do Nota Legal vai até o dia 31 de janeiro. Para problemas relacionados ao Nota Legal, é disponibilizado o atendimento virtual da secretaria, em fazenda.df.gov.br.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Corpo de Dom Phillips é velado em Niterói, no Rio de Janeiro

Durante o velório, um pronunciamento foi lido pela irmã do jornalista. Sian Phillips destacou os motivos que levaram Dom a ser assassinado e selou um compromisso de continuar o trabalho dele.

Baixar arquivo
Saúde

Navio hospitalar atenderá comunidades ribeirinhas do Pantanal

Até o dia 3 de julho, o Navio de Assistência Hospitalar Tenente Maximiano vai percorrer os 520 quilômetros no trecho sul do Rio Paraguai para atendimentos médicos e odontológicos.

Baixar arquivo
Educação

Covid: Fiocruz reafirma importância de manter aulas presenciais

A Fundação Oswaldo Cruz enfatiza que é necessário ter disponibilidade de testes para covid-19 na comunidade escolar e recomenda que seja dada prioridade à vacinação com doses de reforço aos trabalhadores da educação.

Baixar arquivo
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: a Rádio Nacional

Não é possível contar a história do rádio no Brasil, sem mencionar a Rádio Nacional. Entre os anos 1940 e 1950, a emissora foi responsável por inesquecíveis programas, formatos e profissionais de nosso rádio.

Baixar arquivo
Geral

Acidente com avião de pequeno porte deixa três mortos em SP

Um avião de pequeno porte caiu em Salto do Pirapora no interior de São Paulo. Depois da queda, a aeronave pegou fogo. Três pessoas morreram no acidente. O piloto, a esposa e uma funcionária do casal. O corpo de bombeiros foi acionado pouco antes do meio-dia e trabalhou no resgate. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Multas ambientais são convertidas em insumos para proteção de animais

São equipamentos como mesa de atendimento veterinário, ultrassonografia, terapia a laser e a construção de recintos de voo, utilizados para tratamento e reabilitação dos animais.

Baixar arquivo