Brasilienses reclamam de valor creditado pelo GDF no Nota Legal

Incentivo Fiscal

Publicado em 24/01/2018 - 09:43 Por Sumaia Vilela - Brasília

Mês de janeiro, chegou o momento de escolher entre usar o crédito do Programa Nota Legal – do governo do Distrito Federal que transforma em crédito o valor de notas fiscais com CPF - para pagar menos no IPTU, no IPVA ou receber em dinheiro.


Mas teve gente que ficou decepcionada quando viu o próprio crédito. A Rádio Nacional recebeu reclamações de valores que caíram até a metade.


A funcionária pública Cris Carvalho usa o programa desde que ele foi criado e disse que nunca tinha visto uma redução tão grande como a deste ano.


Também existem reclamações semelhantes na página do Nota Legal, na internet, que precisa ser acessada para fazer a opção pelo uso do crédito.


Os defeitos observados vão desde a impossibilidade de redefinição de senha, site fora do ar mesmo no início do prazo para usar o crédito do programa, até aparentes falhas em medidas de segurança.


A jornalista Laila Muniz afirma que precisou de perseverança para conseguir o acesso.


A Secretaria da Fazenda do Distrito Federal optou por não dar entrevista a respeito. Respondeu por meio de nota que não existem registros de problemas técnicos na plataforma do Nota Legal.


A orientação é que o cidadão tente usar um navegador livre de bloqueio de pop-ups ou firewall. Também é sugerido que sejam escolhidos horários de menor número de acessos, como antes de 8h e depois de 20h, e nos fins de semana.


Sobre a redução de créditos, a secretaria respondeu que, quanto mais pessoas usarem os CPFs nas notas fiscais, menor será o valor que todos os inscritos devem receber, porque o crédito tributário gerado é dividido entre todos os consumidores.


Dados disponíveis na página da Secretaria da Fazenda mostram que desde 2016 o Índice Médio de Crédito do ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços -  se mantém em 0,7% do valor da nota fiscal. Antes disso, a média era de 1%.


Vale lembrar que o prazo para usar o valor do Nota Legal vai até o dia 31 de janeiro. Para problemas relacionados ao Nota Legal, é disponibilizado o atendimento virtual da secretaria, em fazenda.df.gov.br.

Últimas notícias
Saúde

Servidores da Saúde do RJ discordam de mudanças hospitalares

Servidores da rede federal de saúde no Rio de Janeiro são contra a possibilidade de transferência de gestão dos hospitais ligados ao Ministério da Saúde para os governos estadual e municipal, além da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.

Baixar arquivo
Economia

SP realiza leilão da Empresa Metropolitana de Águas e Energia

Está marcado para as 2 horas da tarde o leilão das ações da EMAE, a Empresa Metropolitana de Águas e Energia, responsável pela produção de energia elétrica no estado de São Paulo e que tem capacidade para abastecer cerca de 825 mil imóveis.

Baixar arquivo
Geral

Com promessa de evento literário, Roseana Murray deixa hospital

A escritora elogiou a equipe do Hospital Estadual Alberto Torres, onde ficou 13 dias internada, após ser atacada por três cachorros da raça pitbull. Os donos dos cachorros aguardam julgamento em liberdade.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Rio de Janeiro celebra Dia dos Povos Indígenas no Morro do Corcovado

O Dia dos Povos Indígenas, neste 19 de abril, será celebrado no Rio de Janeiro, em um dos principais cartões postais da Cidade.

Baixar arquivo
Educação

Encerra hoje prazo para recurso de ausência no Encceja 2023

Quem teve a justificativa de ausência no Encceja 2023 reprovada tem até hoje para apresentar recurso. O procedimento deve ser feito pelo sistema do exame no site do Inep.

Baixar arquivo
Geral

Santuário dos Pajés: História e resistência indígena em Brasília

Adaptação e luta são marcas da história do Santuário dos Pajés, o território indígena cravado no coração de Brasília e o mais antigo da capital federal.

Baixar arquivo