União Europeia suspende importações de carne de frango de 20 frigoríficos brasileiros

Embargo

Publicado em 16/05/2018 - 15:51 Por Lucas Pordeus León - Brasília

A proibição da venda de carne de frango de 20 frigoríficos do Brasil para União Europeia começa a valer nesta quarta-feira.
 

No dia 18 de abril, o bloco de 28 países europeus decidiu embargar a importação de carne de frango com base nas denúncias de fraudes cometidas por empresários e fiscais agropecuários decorrentes da Operação Carne Fraca, da Polícia Federal. Doze dos frigoríficos pertencem a BRF, empresa dona da Perdigão e da Sadia.

 

As autoridades europeias consideram que a investigação da Polícia Federal aponta um número significativo de casos da bactéria Salmonella em carne de aves de vários estabelecimentos no Brasil.

 

Os europeus argumentam ainda que as autoridades brasileiras não teriam tomado as medidas necessárias para corrigir as irregularidades. Com isso, não existiriam garantias suficientes de que os estabelecimentos cumprem atualmente os requisitos da União Europeia, o que poderia, segundo o documento, gerar riscos a saúde pública do bloco.

 

O Ministério da Agricultura nega que a carne traga risco a saúde pública e argumenta que a decisão do bloco se trata de um embargo puramente comercial, como já defendeu o ministro Blairo Maggi.

 

O governo afirma que vai recorrer a OMC, Organização Mundial do Comércio, para tentar reverter o embargo. Projeção feita recentemente pela Associação Brasileira de Proteína Animal indica que o embargo deve gerar, neste ano, perda de 30% sobre o total do produto exportado pelo Brasil para a União Europeia.

 

* Título alterado às 20h11

Últimas notícias
Geral

Ministério da Justiça realiza leilão com artigos de luxo

Os lances iniciais variam entre R$ 1,5 mil; e mais de R$ 380 mil.

Baixar arquivo
Geral

Confira programação da Semana Santa no Rio

Missas, procissões, cerimônia do lava pés e espetáculo da Paixão de Cristo marcam, no Rio de Janeiro, a Semana Santa e o domingo de Páscoa, celebrados pela Igreja Católica.

Baixar arquivo
Geral

Semana Santa: aeroportos devem receber mais de 1,6 mi de passageiros

A expectativa é que o maior movimento seja no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com previsão de 535 mil passageiros, em voos nacionais e internacionais. 

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira, a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Tradição do lava pés

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.

Baixar arquivo
Economia

Caixa vai oferecer em abril linhas de crédito do FGTS Futuro

Em abril, a Caixa Econômica Federal vai começar a oferecer linhas de crédito do FGTS Futuro.

Baixar arquivo