logo Radioagência Nacional
Economia

Devedor no rotativo do cartão passa a pagar taxa igual a de cliente regular

Cartão de Crédito
Baixar
Lucas Pordeus León
01/06/2018 - 15:59
Brasília

Quem tem dívida no rotativo do cartão de crédito vai pagar a mesma taxa de juros dos clientes regulares a partir desta sexta-feira(1º). A nova regra havia sido definida em abril pelo Conselho Monetário Nacional, que limitou e padronizou os juros para os cartões de crédito, regulamentando uma decisão do  Superior Tribunal de Justiça (STJ).


Antes dessa nova regra, os clientes que caiam no crédito rotativo, ao não quitar o valor integral da fatura, pagavam juros mais altos que os clientes regulares. Em abril, a taxa dos juros do rotativo era de 396% ao ano e a do regular 238% ao ano, de acordo com o Banco Central.


Pela nova regra, haverá só uma taxa de juros para o rotativo e o regular, mas as instituições poderão cobrar multa e juros de mora, por atraso. Por decisão do STJ, os bancos podem cobrar 2% de multa sobre a dívida total e 1% ao mês de juros de mora em caso de inadimplência.


Segundo o Banco Central, o objetivo da medida é manter a taxa original de juros em caso de atraso no pagamento. Outra mudança definida pelo Conselho Monetário foi o fim do percentual mínimo de pagamento da fatura, que deixa de ser de 15% e poderá ser estabelecido por cada instituição.


Ainda pelas novas regras, a alteração de limites de crédito e do percentual de pagamento mínimo da fatura deve ser comunicada ao cliente, com, no mínimo, 30 dias de antecedência.


Em nota, a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços disse que a medida é positiva para o consumidor, pois permitirá uma redução dos juros do cartão de crédito e tende a aumentar a competitividade no setor.

x