Tabela de frete é tema de seminário; empresários do setor questionam medida

Seminário

Publicado em 22/08/2018 - 22:18 Por Sayonara Moreno - Brasília

Oito entidades da indústria e do agronegócio realizaram debate nesta quarta-feira, para questionar a tabela de frete para o transporte de mercadorias.

 

Segundo os participantes, a fixação dos preços, exigência dos caminhoneiros que fizeram paralisação em maio deste ano, aumenta custos de uma série de setores e, por isso, o nome do seminário 'Frete sem Tabela, Brasil com Futuro'.

 

Para debater os impactos econômicos, foi convidado o economista Claudio Frischtak, presidente de uma empresa de consultoria econômica a empreendimentos. Segundo ele, o tabelamento no frete é um novo tributo.

 

Ele argumentou, ainda, que o Brasil investe apenas un terço na infraestrutura, incluindo as rodovias e, segundo ele, esse é o problema dos caminhoneiros e não o frete.

 

Quem também participou para falar das implicações jurídicas, foi o ex-secretário nacional de Justiça, Beto Vasconcellos. Segundo ele, não há agência reguladora pública que consiga fiscalizar a política de tabelamento do frete.

 

Ele também acredita que esse tipo de medida pode ser interpretada como inconstitucional, o que causa insegurança jurídica.

 

O encontro foi realizado por empresários do setor e não houve a participação de representantes dos caminhoneiros, que defendem o tabelamento no preço do frete.

 

Na próxima segunda-feira, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, vai realizar audiência pública sobre a tabela de frete do transporte de cargas, pelas rodovias. No Supremo, três pedidos de ações diretas de inconstitucionalidade estão em andamento, contra a medida.

Últimas notícias
Saúde

Fiocruz pede registro de novos testes contra varíola dos macacos

A Fundação Oswaldo Cruz pediu à Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária - o registro de dois novos teste para diagnóstico de monkeypox. O pedido foi feito por meio do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos, Bio-Manguinhos.

Baixar arquivo
Economia

Setor de serviços cresce 0,7% na passagem de maio para junho, diz IBGE

Com isso, se encontra 7,5% acima do nível pré-pandemia, de fevereiro de 2020, mas ainda 3,2% abaixo do ponto mais alto, conquistado em novembro de 2014.

Baixar arquivo
Saúde

Ingerir álcool durante a gravidez pode causar síndrome alcoólica fetal

Mesmo que seja baixa a quantidade de álcool ingerida pela futura mãe, ainda existe o risco da doença,  que pode trazer consequências gravíssimas para o feto e recém-nascidos.

Baixar arquivo
Economia

Quase metade dos brasileiros fazem "bicos" para ampliar renda

Pesquisa aponta que quase q metade dos brasileiros com 16 anos de idade ou mais precisaram fazer atividades extras nos últimos 12 meses para complementar sua renda.

Baixar arquivo
Saúde

Maranhão registra primeiro caso de varíola dos macacos

O paciente, um homem de 42 anos, com comorbidades, está internado com quadro clínico estável.

Baixar arquivo