logo Radioagência Nacional
Economia

Imposto de Renda 2019: especialista orienta preenchimento da Declaração de Ajuste Anual

Imposto de Renda 2019
Baixar
Spot
29/03/2019 - 13:33
Brasília

Marque a opção Declaração de Ajuste Anual Original, se esta declaração for a primeira apresentada para o exercício de 2019. Nesse caso, informe o número do recibo da última declaração apresentada para o exercício de 2018, ano-calendário de 2017.

 

O número do recibo é composto por 12 dígitos e pode ser obtido na impressão do recibo da última declaração do exercício de 2018, na folha 2; ou no programa IRPF 2018 instalado no computador com a última declaração transmitida do exercício de 2018, opção Declaração>Abrir.

 

Caso tenha havido importação da declaração do exercício de 2018 por meio do arquivo da declaração que foi transmitida à Receita Federal do Brasil, esse campo é recuperado pelo programa. Fique atento, pois não há recuperação do número do recibo se a importação for realizada por meio de cópia de segurança.

 

O campo “número do recibo da última declaração entregue do exercício de 2018”, quando estiver marcado que se trata de “Declaração de Ajuste Anual Original”, é preenchido opcional. Portanto, nesse caso, não é necesário dirigir-se a uma unidade da RFB para obtê-lo.

 

Importante destacar que, no caso de saída definitivo do país, o contribuinte deverá marcar Declaração de Saída Definitiva Original e informar o número do recibo da última declaração apresentada relativa ao exercício de 2018.

 

No caso de Declaração de Final de Espólio, marque Declaração Final de Espólio Original e informe o número do recibo da última declaração apresentada relativa ao exercício de 2018.

 

As orientações são do professor Deypson Gonçalves Carvalho, do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF).

x