Quanto tempo demora para abrir uma empresa no Brasil? Quais impostos o empresário vai ter que recolher e quanto ele vai gastar para instalar energia elétrica no empreendimento?
Essas e outras perguntas fazem parte de uma avaliação do Banco mundial para medir o chamado ambiente de negócios.
Nesta quarta-feira (3), representantes do Banco Mundial se reuniram no Palácio do Planalto para discutir como o Brasil pode melhorar sua posição no ranking Doing Business.
Na prática esse ranking montado pelo Banco Mundial, avalia a facilidade de realização de negócios em 190 países e significa que, quanto melhor posicionado, mais investimentos o país vai atrair.
Em entrevista exclusiva à Rádio Nacional, o ministro da Secretaria Geral da Presidência, Floriano Peixoto, explicou que hoje o Brasil ocupa o lugar número 109 nesse ranking, mas tem como meta chegar à posição número 50 .
Essa meta já anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro.
Para o representante do Banco mundial no Brasil, Rafael Muñoz, o principal desafio para o empresário no Brasil é o pagamento de impostos.
Ele diz ainda que mesmo que seja ambiciosa, a meta definida pelo governo é possível,.
A secretária Especial de Modernização, Márcia Amorim, explica que as metas têm como objetivo reduzir o tempo e a burocracia de se fazer negócio no Brasil, para atrair o empresariado.
De acordo com a secretária, a princípio serão 5 grupos temáticos de ação que vão focar em 5 temas: Obtenção de eletricidade, registro de propriedades, abertura de empresas, obtenção de alvará de construção e pagamento de impostos.