Nesta quinta-feira (25), os trabalhadores que nasceram em julho e estão inscritos no PIS, o Programa de Integração Social, ou no Pasep - Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público - já podem sacar o dinheiro do abono salarial. Também poderão fazer o saque aqueles com dígito final 0 na inscrição no Pasep.
O pagamento vai até o dia 30 de junho de 2020.
Mas para conseguir essa grana extra é necessário seguir alguns pré-requisitos, como ter trabalhado pelo menos 30 dias, em 2018, com remuneração média de até dois salários-mínimos. Também é necessário ser inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos.
Além dessas exigências, o seu empregador precisa ter informado corretamente todos os dados na Relação Anual de Informações Sociais, a Rais.
Se você trabalhou na iniciativa privada, em 2018, e tem inscrição no PIS, o dinheiro do seu abono estará disponível na Caixa Econômica Federal.
Agora, se você é servidor ou empregado público, a grana estará acessível no Banco do Brasil.
O total disponível é proporcional aos meses que você trabalhou, no ano passado.
A partir do dia 15 de agosto começará o pagamento do abono salarial para trabalhadores com aniversário no mês. Neste ano, o governo vai disponibilizar o dinheiro para pessoas que nasceram entre julho e dezembro.
Os pagamentos sempre vão ocorrer no mês do aniversário da pessoa. A expectativa é que mais de 23 milhões de trabalhadores recebam mais de R$ 19 bilhões.
Em 2020, serão depositados os abonos para trabalhadores que nasceram entre janeiro e junho.