Devedores de impostos no DF serão negativados no Serasa

Nome Sujo

Publicado em 02/09/2019 - 16:20 Por Sayonara Moreno - Brasília

Quem tem pendências com o pagamento de impostos e multas de fiscalização, no Distrito Federal, pode ficar com o nome sujo, no Serasa. Segundo o governo do DF, a Procuradoria Geral do Distrito Federal vai encaminhar, até novembro, 400 mil nomes de devedores que estão com o pagamento atrasado de IPVA, IPTU, ICMS, ITDC e multas aplicadas por agências de fiscalização. As dívidas se referem aos atrasos de 2015 a 2018.

 

Somente IPTU e IPVA juntos, correspondem a 60% das contas atrasadas dos devedores. O procurador adjunto da Fazenda, Flávio Jardim, explica que o ICMS atrasado é o que tem maior parte no montante atrasados. Mas o IPTU é o imposto que tem mais pessoas devendo, o que gera alto custo para ser cobrado.

 

A ideia do governo é inscrever essas pessoas na dívida ativa do DF, como forma de recuperação fiscal das contas públicas, já que o montante atrasado chega a nove bilhões de reais.

 

Assim que o nome for enviado, o contribuinte inadimplente vai receber uma carta do Serasa, informando o prazo de 10 dias para efetuar o pagamento da dívida. Vai ser negativado somente se não pagar o que deve, dentro do prazo.

 

Mas atenção. O boleto do pagamento do saldo devedor não vai ser enviado junto com a carta: para isso, o contribuinte deve acessar o site da secretaria de economia do Distrito Federal e gerar o boleto.

 

Para entender como funciona o processo de negativação e como parcelar o valor da dívida, qualquer pessoa pode acessar o site da procuradoria geral do DF.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Internacional

Mãe poderá concluir curso de medicina perto da família, decide Justiça

Ser médica, casar e ter filhos. Esses eram os sonhos da Ana Luísa Guedes. Em 2018, tudo parecia estar indo exatamente como planejou: a brasiliense passou no vestibular e estava cursando medicina numa universidade federal em Niterói.

Baixar arquivo
Saúde

Média de idade das vítimas da covid-19 no país cai quase oito anos

Segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Fiocruz nessa sexta-feira (7), esse não é o único dado que mostra que a pandemia está atingindo grupos mais jovens da população.

Baixar arquivo
Justiça

Sobe para 29 número de mortos em operação no Jacarezinho

Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro está investigando as circunstâncias das mortes na ação policial no Jacarezinho para apurar se houve violações a direitos durante a ação.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Três navios são apontados como suspeitos por derramamento de óleo

As conclusões estão no inquérito da Polícia Federal sobre o caso. De acordo com a Marinha, os principais suspeitos são o Navio-Tanque Bouboulina, o Navio Tanque City Of Tokyo e o Navio Tanque Godam.

Baixar arquivo
Cultura

Orquestra Afro-Brasileira fará apresentação virtual pelo 13 de maio

 A apresentação da Orquestra Afro-Brasileira será exibida no dia 13 de maio, no canal Cultne, a partir das 19h, no Youtube.

Baixar arquivo
Geral

Covid: hospital reúne cartas afetivas para pacientes e profissionais

Envio pode ser feito de todo o Brasil, por e-mail, para o Hospital Universitário de Brasília. Mensagens incentivam equipes e tornam internação de infectados menos solitária.

Baixar arquivo