O Índice de Confiança do Consumidor, apurado pela Fundação Getulio Vargas subiu 0,5 ponto em setembro, atingindo 89,7 pontos, o maior nível desde março deste ano, quando ficou em 91,0 pontos. De acordo com os dados divulgados pela FGV nesta segunda-feira, apesar de tímido, o resultado deste mês, que sucede uma alta de 1,1 ponto no mês anterior, produz uma discreta tendência ascendente no terceiro trimestre.
A coordenadora de Sondagens, da Fungação Getulio Vargas, Viviane Bittencourt, explica que a liberação de recursos do FGTS está exercendo forte influência no indicador que mede a intenção de compra de bens duráveis, um dos quesitos que compõem o ICC.
No entanto, Viviane alerta que esta alta do índice deve se sustentar apenas enquanto durar o calendário de liberação do FGTS, já que as outras variáveis do Índice de Confiança do Consumidor continuam com resultados negativos.
Em setembro, a análise por faixas de renda mostra que houve aumento da confiança dos consumidores em todos os níveis exceto, para as famílias com renda familiar mensal de até R$2.100, cuja confiança diminuiu 2,4 pontos, influenciada pela queda da satisfação com a situação financeira familiar no momento.