FGV: Índice de Confiança da Indústria recua em outubro

FGV

Publicado em 29/10/2019 - 16:36 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

Os empresários da indústria brasileira demonstraram, neste mês de outubro, que estão ainda mais cautelosos em relação ao futuro. Este cenário é retrato do Índice de Confiança da Indústria, referente a outubro, e divulgado nesta terça-feira pela Fundação Getulio Vargas.


O ICI recuou 1,0 ponto na comparação com o mês anterior, atingindo 94,6 pontos, o menor valor desde outubro de 2018, quando ficou com 94,2 pontos.


Os Índices de Situação Atual e de Expectativas, que compõe o ICI, registraram queda em outubro, sendo que a maior influência negativa veio do Índice de Expectativas, que registrou o menor valor desde julho de 2017.

 

A economista da FGV, Renata de Mello Franco, avalia que este resultado é preocupante, pois significa que o setor está morno e que os empresários aumentaram suas desconfianças para os próximos meses.

 

“Eu acredito que a indústria precisa de políticas direcionadas efetivamente ao setor produtivo, como a reforma tributária, que não está claro ainda o que o governo vai fazer em relação a isso. E ainda temos os mesmos problemas que a gente já vem falando há alguns meses, como a desaceleração da economia mundial. Tem ainda muita instabilidade internacional causada pela guerra comercial entre a China e os Estados Unidos. E o resultado das eleições na Argentina acende uma luz amarela para os empresários, porque o cenário ainda é de incerteza para os próximos meses”.

 

A economista destaca que em outubro, a confiança dos empresários caiu em dez dos 19 segmentos industriais pesquisados. O ICI mostra, ainda, que o setor deve manter o mesmo nível de produção nos próximos três meses, e que aumentou a proporção de empresas que vão diminuir o número de pessoal ocupado.

Últimas notícias
Saúde

RJ: Casos de dengue aumentam 177% nos cinco primeiros meses deste ano

A capital fluminense concentra a maioria dos registros da doença, mas as regiões Noroeste e Norte apresentam alta transmissão, de acordo a Secretaria de Estado de Saúde.

Baixar arquivo
Economia

Ministério de Minas e Energia diz que estoque de diesel dura 38 dias

Se a importação desse combustível fosse suspensa, seria possível atender à demanda durante 38 dias, com esses estoques e a produção nacional.

Baixar arquivo
Economia

Eletrobras lança oferta de ações em mais um passo para privatização

A Eletrobras apresentou os documentos necessários para realizar a operação, com a qual a estatal espera movimentar mais de R$ 30 bilhões.

Baixar arquivo
Cultura

Começa o São João no Maranhão, a previsão é de 60 dias de festa

Os últimos meses foram de ensaios, muito trabalho nos ateliês dos grupos de Bumba Meu Boi e outras manifestações culturais do Maranhão.

Baixar arquivo
Economia

Pesquisa: mais de 20 milhões de pessoas poderiam trabalhar remotamente

Pesquisa do Ipea, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, divulgada nesta sexta-feira, estima que mais de 20 milhões de trabalhadores no Brasil estão em ocupações que poderiam ser realizadas remotamente.

Baixar arquivo
Geral

Brasil já registra 17 mil divórcios em cartórios neste ano

No ano passado, foram concluídas mais de 80 mil separações consensuais. Este é o maior número desde 2007, quando uma lei federal permitiu a formalização do divórcio diretamente em cartórios.

Baixar arquivo