Com Plano Mais Brasil, governo quer aumentar responsabilidade fiscal entre os entes federativos

Plano Mais Brasil

Publicado em 05/11/2019 - 23:42 Por Victor Ribeiro - Brasília

Foram exatas cinco horas de entrevista coletiva para a equipe econômica apresentar o Plano Mais Brasil, um conjunto de propostas para descentralizar a gestão pública. De acordo com o governo, o plano fortalece a autonomia dos estados e o Distrito Federal, por meio de um projeto de lei e cinco propostas de emenda à Constituição.

 

O ministro da Economia, Paulo Guedes, destacou que as propostas são importantes para dar à União, estados e municípios segurança jurídica para fazer ajustes econômicos.

 

Entre as medidas, a União pode deixar de ser fiadora dos entes federativos. A ideia é que, a partir de 2026, isso só ocorra em operações com organismos internacionais. A União também deve adotar o lema de “quem fez a dívida, arca com ela” e parar de ajudar estados e municípios endividados, também a partir de 2026.

 

A escolha de 2026 é porque o ano marca a revisão da Lei do Teto de Gastos Públicos.

 

Se o pacote for aprovado, os estados não vão mais poder fazer operações de crédito entre si. O governo propõe a criação de um Conselho Fiscal da República, com presidentes dos Três Poderes, da Câmara dos Deputados e do Tribunal de Contas da União, além de governadores e prefeitos. Eles vão se reunir a cada três meses, para acompanhar a situação fiscal e avaliar a sustentabilidade financeira.

 

A proposta também altera a gestão dos recursos mínimos que devem ser investidos na saúde e na educação, que, juntos, somam aproximadamente 27% da receita. O governo quer flexibilizar esses percentuais. Por exemplo, o governante pode reduzir os investimentos em educação, desde que aumente na mesma proporção o repasse para a saúde.



Para economizar recursos nas prefeituras, aquelas que têm arrecadação própria menor que 10% das receitas totais e menos de 5 mil habitantes podem ser extintos e incorporados a um município vizinho. A expectativa é de extinguir mais de 1.200 municípios.

 

Para Paulo Guedes, a meta do Poder Público deve ser reduzir as despesas.

 

O governo sugere dois critérios para a adoção de medidas emergenciais: nos estados, quando a despesa corrente for maior que 95% da receita corrente, e no governo federal, quando não for possível cumprir a chamada regra de ouro - que define regras para que o governo faça dívidas para pagar parte das despesas. Neste caso, as mudanças afetam diretamente os servidores públicos.

 

Durante pelo menos dois anos, a regra pode reduzir os salários dos servidores públicos, porque proíbe progressões na carreira e reajustes salariais e, ao mesmo tempo, autoriza a redução de salários em até 25%, junto com a diminuição da jornada de trabalho.

 

Também seriam proibidos concursos públicos, e o governo vai se esforçar para acelerar a privatização das empresas estatais. Algumas categorias, no entanto, seriam blindadas dessas medidas, como militares e membros do Ministério Público e do Poder Judiciário.

 

Para tentar aumentar a eficiência dos serviços públicos, o ministro da Economia, Paulo Guedes, defendeu que os novos servidores trabalhem durante um tempo sem estabilidade e com salários mais baixos, compatíveis com os praticados pela iniciativa privada.



O ministro Paulo Guedes disse confiar na compreensão do Congresso para aprovar as medidas, mas afirmou que ainda não é possível estabelecer um prazo para que elas entrem em vigor.

 

Guedes afirmou que é um processo de transição entre diferentes modelos econômicos. Por isso, propõe o repasse de R$ 400 bilhões para estados e municípios, ao longo dos próximos 15 anos.

 

A expectativa é que pelo menos metade desses recursos saiam de fundos públicos não previstos na Constituição e que, atualmente, são usados para pagar juros da dívida pública.

Últimas notícias
Economia

Arrecadação federal bate recorde em março e soma mais de R$ 190 bi

Esse foi o melhor desempenho para o mês em toda a série histórica, que começou em 1995. O valor é 7,2% maior do que o registrado em março do ano passado.

Baixar arquivo
Política

Lula volta a defender saidinhas temporárias do sistema prisional

Há previsão do Congresso Nacional de votar vetos presidenciais na quarta-feira (24). 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Branqueamento de corais em Fernando de Noronha preocupa pesquisadores

O fenômeno do branqueamento de corais é um dos principais sintomas de um ecossistema marinho que está passando por adversidades. Quando o coral fica branco da cor do seu esqueleto calcário, ele pode morrer.

Baixar arquivo
Economia

Boletim Focus projeta crescimento de 2,02% da economia em 2024

O documento traz as previsões de economistas e analistas de mercado consultados pelo Banco Central. Boletim ainda projeta inflação de 3,73%. 

Baixar arquivo
Geral

Indígenas marcham rumo ao Congresso para cobrar demarcação de terras

Uma sessão solene no plenário da Câmara dos Deputados homenageou os 20 anos do Acampamento Terra Livre.

Baixar arquivo
Geral

Calor fora de época vai durar até fim de abril

Nos próximos dias, a escalada da temperatura vai afetar principalmente as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Baixar arquivo