Os índices que medem a confiança dos empresários nos setores de comércio e de serviços tiveram alta no mês de dezembro, segundo dados divulgados nessa quinta-feira (25), pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV).
No comércio, a confiança subiu de 97,8 pontos para 98,1 pontos e nos serviços, a alta foi de 95 pontos para 96,1 pontos.
Segundo o economista Rodolpho Tobler, da FGV, resultados entre 90 e 100 pontos indicam que a confiança está moderadamente baixa.
No caso do Índice do Comércio, o economista avaliou que a confiança no setor encerrou 2019 com uma acomodação próxima ao patamar dos 100 pontos, a partir do qual o cenário passa a ser considerado positivo.
Na visão do pesquisador, os empresários estão cautelosos com a sustentabilidade da recuperação do setor, que, segundo ele vai depender de uma melhora expressiva da confiança dos consumidores e do mercado de trabalho.
O Índice de Situação Atual, em que os empresários do comércio avaliam o presente, teve alta e chegou a 95,8 pontos, o maior patamar do ano de 2019. Por outro lado, o Índice de Expectativas do Comércio teve queda de 0,4 ponto, a terceira seguida. Apesar disso, o índice continua acima dos 100 pontos.
Na avaliação sobre o setor de serviços, Tobler aponta que o ano de 2019 foi encerrado com aumento da confiança. A alta em dezembro foi influenciada principalmente pela melhora da percepção dos empresários sobre a situação atual, sugerindo que o volume de serviços deve ter um resultado favorável no último trimestre do ano e com empresários mais otimistas com a continuidade da recuperação gradual do setor nos primeiros meses de 2020.
A situação atual do setor de serviços é avaliada com 93,6 pontos, o maior valor desde junho de 2014. O índice que mede as expectativas dos empresários dos serviços teve um desempenho mais fraco, com alta de 0,4 ponto em dezembro.