Com bolsas em queda no país e no mundo, Guedes diz que Brasil está em "plena reaceleração"

Com bolsas em queda

Publicado em 09/03/2020 - 17:01 Por Sayonara Moreno - Brasília

Em momento preocupante para o mercado financeiro, com queda nas bolsas de valores pelo mundo todo, o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que o Brasil está em “plena reaceleração”, na contramão do restante do mundo. Para ele, o surto mundial do coronavírus é a gota d’água para a piora econômica. E as reformas são a “melhor resposta para a crise”.


“O Brasil está em plena reaceleração. O mundo descendo e o Brasil começando a subir. Aí vem o coronavírus. Só agudiza a crise. Qual a minha resposta a isso? Nós temos que manter a absoluta serenidade, e a melhor resposta à crise são as reformas. Vamos mandar a reforma administrativa, o pacto federativo já está lá [no Congresso], vamos mandar a reforma tributária e vamos seguir o nosso trabalho”.


A declaração foi dada nesta segunda-feira, dia em que o mercado financeiro teme uma recessão mundial, com a queda de quase 30 dólares no barril do petróleo e a alta do dólar, que chegou a quase R$ 4,80.


Quem também comentou o assunto foi o Presidente em Exercício, Hamilton Mourão. Ele avalia que não é o momento para o aumento de impostos, no Brasil, para compensar a queda no preço do petróleo.


“Nós não podemos aumentar imposto no presente momento, já temos uma carga tributária que vale um terço do nosso Produto Interno Bruto. Está a discussão dentro do Congresso pra gente pelo menos reorganizar esse sistema, para se tornar mais amigável. Eu, particularmente, não vejo possibilidade de aumento de impostos”.


A crise nas bolsas do mundo todo não são produto de um único fator, mas um deles é o surto da doença causada pelo novo coronavírus, que já chegou ao Brasil. Sobre o assunto, Mourão defende que é uma questão temporária, apesar de causar preocupação.


“É lógico, sempre tem que preocupar. Não está muito bem, mas é uma questão transitória, a gente sabe que essa é a primeira epidemia da internet, por isso que existe pânico e que não é compatível com a realidade. Apesar de ter havido mortes, mas vamos olhar só aqui no Brasil quantas pessoas morreram de dengue e ninguém comentou?”.


Ainda nesta segunda, o presidente Jair Bolsonaro, que cumpre agenda oficial nos Estados Unidos, reforçou, no perfil do Twitter, a impossibilidade de o governo aumentar impostos para manter os preços dos combustíveis. Segundo ele, a política de preços da Petrobras não pode sofrer interferências, e a tendência dos preços nas refinarias é cair.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Ministério de Direitos Humanos lança campanha contra trabalho infantil

12 de junho é o Dia Internacional e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil. No Brasil, é ilegal qualquer tipo de trabalho realizado por crianças ou adolescentes com menos de 16 anos, independentemente da finalidade ou remuneração.

Baixar arquivo
Geral

Criminoso mais procurado do Rio é morto em ação da Polícia Civil

A Polícia Civil do Rio de Janeiro capturou neste sábado (12) Wellington da Silva Braga, conhecido como Ecko, chefe da maior milícia em atividade do

Baixar arquivo
Esportes

Seleção venezuelana confirma 12 casos positivos para covid-19

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou que foi notificada pela Confederação Sul-americana de Futebol, a Conmebol, nessa sexta-feira (12), de que 12 integrantes da seleção venezuelana de futebol, entre

Baixar arquivo
Geral

Queiroga diz que todos os brasileiros devem ser vacinados este ano

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, assegurou neste sábado (12), que todos os brasileiros com mais de 18 anos deverão estar vacinados contra a covid-19 até o final deste ano.

Baixar arquivo
Geral

Cristo Redentor é iluminado de vermelho contra trabalho infantil

O monumento ao Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, vai ser iluminado com a cor vermelha a partir das 18 horas deste sábado (12).

Baixar arquivo
Geral

Políticos repercutem a morte de Marco Maciel, aos 80 anos

Morreu neste sábado (12), o ex-vice-presidente da República Marco Maciel, aos 80 anos, em Brasília.

O político, nascido em Pernambuco, esteve no cargo entre 1995 e 2002, eleito junto com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Ele era filiado ao PFL, hoje DEM.

Baixar arquivo