Imposto de Renda: veja dicas de como declarar mais de uma fonte pagadora

Imposto de Renda

Publicado em 09/03/2020 - 17:52 Por Lana Cristina - Brasília

Simplificando o Imposto de Renda. Você tem dois empregos? Ou seja, mais de uma fonte pagadora? Então, não se esqueça de pegar os dois comprovantes de rendimentos, pois você tem que declarar as duas fontes.

 

Daí, na hora de preencher a declaração, veja o que vale mais a pena: se a simplificada ou a completa. 

 

Já falamos aqui sobre a diferença dos dois tipos de declaração e que o programa gerador do Imposto de Renda te mostra a mais vantajosa depois que você lança todos os dados. Mas, você, contribuinte, pode estar se perguntando. Se tenho mais de uma fonte pagadora posso optar desconto simplificado?

 

Pode sim. Basta preencher a Declaração de Ajuste Anual os nomes e números de inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica ou no Cadastro de Pessoas Físicas de quem te contratou e te pagou em 2019 por algum serviço.

 

Mas você está lembrando que o desconto simplificado significa substituir todas as deduções admitidas na legislação tributária, que correspondem à dedução de 20% do valor dos rendimentos tributáveis? Essa substituição se limita a R$16.754,34.

 

E olha que interessante: nessa modalidade, não é preciso comprovar as despesas relativas à dedução de imposto. E ela pode ser usada independentemente do montante dos rendimentos recebidos e do número de fontes pagadoras.

 

Mas, atenção para este detalhe: o valor usado para ter o desconto simplificado não justifica sua variação patrimonial, ou seja, bens que, porventura, você tenha adquirido no ano calendário, que é 2019. O desconto simplificado é considerado rendimento consumido.

 

Ainda vamos falar mais sobre patrimônio, ano calendário e ano exercício por aqui. Fique ligado!!!

 

 

 

Simplificando o Imposto de Renda: programete produzido e veiculado pela Radioagência Nacional e a Rede Nacional de Rádio, de segunda a sexta, durante o período de entrega da declaração do Imposto de Renda 2020. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Justiça

MPF abre novo procedimento após morte de cidadão em abordagem da PRF

Imagens veiculadas na internet mostram a vítima presa dentro de uma viatura esfumaçada. O IML de Sergipe identificou de forma preliminar que a vítima teve como causa da morte insuficiência aguda secundária a asfixia.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas em AL: Governo reconhece situação de emergência em 9 municípios

O governo federal reconheceu a situação de emergência em nove municípios de Alagoas por causa das fortes chuvas que atingem o estado. Outras duas cidades estão com processo de reconhecimento federal em andamento. 

Baixar arquivo
Justiça

Chacina de Unaí: ex-prefeito é condenado a 64 anos de prisão

O Tribunal do Júri Federal condenou nesta sexta-feira o produtor rural e ex-prefeito Antério Mânica no caso do assassinato de três auditores fiscais e do motorista, em 2004, em Unaí (MG).

Baixar arquivo
Saúde

RJ: Casos de dengue aumentam 177% nos cinco primeiros meses deste ano

A capital fluminense concentra a maioria dos registros da doença, mas as regiões Noroeste e Norte apresentam alta transmissão, de acordo a Secretaria de Estado de Saúde.

Baixar arquivo
Economia

Ministério de Minas e Energia diz que estoque de diesel dura 38 dias

Se a importação desse combustível fosse suspensa, seria possível atender à demanda durante 38 dias, com esses estoques e a produção nacional.

Baixar arquivo
Economia

Eletrobras lança oferta de ações em mais um passo para privatização

A Eletrobras apresentou os documentos necessários para realizar a operação, com a qual a estatal espera movimentar mais de R$ 30 bilhões.

Baixar arquivo