Bancos reabrem depois de 20 dias em Brasília; saiba como não se contaminar ao ir a uma agência
Depois de 20 dias fechados, os bancos do Distrito Federal reabriram nesta quarta-feira (8) para atendimento ao público, devido ao decreto do governador Ibaneis Rocha. No restante do país, a maioria das agências funciona em horário reduzido, das dez da manhã as duas da tarde. Algumas agências abrem, as 9h para atender aos idosos e às gestantes.
Aqui na capital do país, a justificativa da reabertura dos bancos em horário normal foi para evitar aglomerações durante o pagamento do auxílio federal para trabalhadores informais. Mas o funcionamento tem várias regrinhas para evitar a contaminação dos clientes. Mas será que elas estão sendo seguidas?
Fernando Araújo foi até uma agência nesta quarta-feira para fazer um depósito, e constatou que não. Ele não viu nada de diferente no banco, nem álcool em gel, como prevê o decreto do governador do DF, muito menos, funcionários de máscaras. Ele disse que levou seus itens de higiene para não correr o risco de ser contaminado pelo novo coronavírus.
E dentro dos bancos, muitos funcionários tiveram que comprar álcool em gel e máscaras, como nos conta uma empregada que não quis se identificar. Ela não trabalha em contato com o público.
O médico patologista Alex Galolo disse que o melhor é evitar encostar em superfícies e fazer a higienização logo após sair do banco.
Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as instituições dever tomar medidas para atender aqueles que precisam ir às agências bancárias como higienização, limitação do número de pessoas dentro dos bancos e organização das filas.