A Intenção de Consumo das Famílias caiu 2,5% neste mês de abril, na comparação com março, e ficou no menor nível desde novembro do ano passado.
A pesquisa divulgada nesta sexta-feira (17) pela CNC, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo é a primeira realizada após o início da pandemia de Covid-19 no Brasil.
A coleta dos dados ocorreu entre 20 de março e 5 de abril, já com as medidas de quarentena.
O presidente da CNC, José Roberto Trados, avalia que as famílias começaram a se revelar mais alertas em relação ao consumo, em 2020.
Segundo ele, essa insatisfação na expectativa de consumir em abril está ancorada na incerteza das consequências que a situação atual pode provocar nos indicadores econômicos de 2020.
Dos sete componentes da pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias, apenas o acesso ao crédito teve alta. A perspectiva profissional manteve-se estável.
O momento para a compra de bens duráveis e a perspectiva de consumo foram as que mais caÍram, seguidas pelo emprego, nível de consumo e renda atuais.
Com informações da Agência Brasil.