logo Radioagência Nacional
Economia

Pandemia de Covid-19 aumenta incerteza da economia; índice da FGV avançou 43,4 pontos em abril

Índice de Incerteza da Economia
Baixar
Cristiane Ribeiro
30/04/2020 - 14:57
Rio de Janeiro

O Indicador de Incerteza da Economia atingiu, em abril deste ano, seu recorde histórico, pelo segundo mês consecutivo. Medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), o indicador chegou a 210,5 pontos, uma alta de 43,4 pontos sobre março, quando subiu 52 pontos. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (30).

 

A pesquisadora da FGV, Anna Carolina Gouveia, afirma que o segundo trimestre de 2020 começa com a incerteza econômica batendo novo recorde, sob influência da pandemia do novo coronavírus. Ela admite que o impacto é sem precedentes na atividade econômica e nas finanças das famílias e empresas e enfatiza que é enorme a incerteza quanto aos efeitos das medidas anunciadas pelo governo para minimizar a crise e quanto à velocidade possível da retomada econômica após o período mais crítico.

 

Em abril, os dois componentes do indicador subiram fortemente. O componente de mídia, que é baseado na frequência de notícias com menção à incerteza, aumentou 34,3 pontos e foi para 195,3 pontos, o maior nível da série histórica.

 

Já o componente de expectativa, construído a partir da média dos coeficientes de variação das previsões dos analistas econômicos, subiu 62,3 pontos, para 225,8 pontos, o segundo maior nível da série, ficando atrás apenas de outubro de 2002, quando atingiu 257,5 pontos.

x