Caged: abril tem o pior resultado histórico do desemprego

Caged

Publicado em 27/05/2020 - 16:26 Por Sayonara Moreno - Brasília

Oitocentos e sessenta mil postos de emprego formal a menos no mês passado: o pior resultado para o mês de abril desde 1992, quando começaram os registros da série histórica.

 

Esses são os números revelados pelo Caged, Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, que foram divulgados nesta quarta-feira (27) pelo Ministério da Economia. O número corresponde a uma queda superior a 50% em relação a abril de 2019, quando a diferença entre contratações e demissões foi positiva: mais de 120 mil novos postos de trabalho.

 

O alto número de vagas fechadas no mês passado, 860 mil, é considerado alarmante e o Secretário Especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco, atribui o resultado ao cenário causado pela pandemia do novo coronavírus, que provocou queda em novas contratações. Mas ele destaca que o governo conseguiu manter empregos, com as políticas previstas em medidas provisórias, de auxílio a empresas.

 

O pior desempenho foi registrado no estado de São Paulo, seguido de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Bruno Bianco ainda destacou que o saldo negativo está ligado à queda de contratações e que o retorno às atividades deve ocorrer com cuidados, para o governo estimular novas contratações.

 

O balanço ainda mostra uma redução de novos postos, no acumulado do ano, de janeiro a abril, em relação aos quatro primeiros meses de 2019, quando houve mais contratações do que pessoas demitidas. Com isso, houve uma queda nas admissões e aumento nas demissões, entre os dois períodos.

 

Esta é a primeira divulgação, no ano, do “novo” Caged e por isso os dados englobam os meses de janeiro a abril. Segundo o Ministério da Economia, foram feitas mudanças no sistema de preenchimento das informações. O Caged é uma ferramenta do ministério para monitorar a situação da mão de obra formal, no Brasil. Os dados de maio serão divulgados no fim de junho.

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo