CNI mostra que 82% das indústrias tiveram queda no faturamento nos últimos 45 dias

Pesquisa da CNI

Publicado em 29/05/2020 - 11:50 Por Sâmia Mendes - Brasília

Oitenta e dois por cento das indústrias do país tiveram queda de faturamento nos últimos 45 dias. Esse é o resultado do levantamento realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) a partir de entrevistas com 1.017 executivos industriais de todas as regiões do Brasil, no período de 15 a 25 de maio. A margem de erro é de três pontos percentuais.

 

De acordo com a pesquisa, entre as empresas que apresentaram queda de faturamento, 49% informaram que a diminuição foi maior do que 50%; para 29%, a queda foi de 31% a 50%; 18% das empresas, a redução do faturamento ficou entre 11% e 30%; e para  4% das industrias, de até 10%.

 

O levantamento também trouxe dados sobre a produção. Dos executivos industriais entrevistados, 36% disseram que a queda foi grande; 16% que ficou igual; 14%, que diminuiu mais ou menos; 13%, que a produção foi totalmente paralisada; 12%, que diminuiu pouco; e para os 9% restantes aumentou muito, mais ou menos ou pouco.

 

Questionados se já haviam sido feitas demissões em razão dos efeitos da pandemia, 66% dos executivos ouvidos na pesquisa disseram que não; e 34%, que sim.

 

O pagamento de impostos e tributos foi o principal problema financeiro enfrentado durante a pandemia, e aparece em primeiro lugar; seguido pelo salário do pessoal e encargos sociais; em terceiro vem o pagamento de faturas, de empréstimos e dívidas; e também o aluguel.

 

O levantamento revelou ainda que 44% dos pesquisados disseram acreditar que a economia brasileira vai registrar expansão nos próximos dois anos; para 32%, haverá manutenção da situação atual; 21% acreditam que haverá retração; e 1% não soube responder.

 

* Com informações da Agência Brasil

Últimas notícias
Geral

Doação de leite ajuda bebês prematuros ou com doenças congênitas

De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 200 ml de leite podem alimentar até dez recém-nascidos.

Baixar arquivo
Esportes

São Paulo enfrenta Jorge Wilstermann por vaga na Sul-Americana

Tricolor se garante no mata-mata da competição em caso de vitória simples no Morumbi

Baixar arquivo
Saúde

Ceará registra primeiro caso de esporotricose autóctone em gatos

A doença pode ser transmitida a humanos. A ocorrência foi identificada em Fortaleza.

Baixar arquivo
Política

Nove cidades do Tocantins são investigadas por fraudes em licitações

As suspeitas de irregularidades nos contratos de transporte escolar em cidades do Tocantins foram identificadas pela Controladoria Geral da União. Cerca de R$ 23 milhões teriam sido desviados.

Baixar arquivo
Saúde

Bahia enfrenta falta de testes para dengue, zika e chikungunya

Enquanto enfrenta o problema da falta de insumos, o poder público tenta redobrar os esforços para combater o mosquito.

Baixar arquivo
Geral

Onda de frio derruba as temperaturas no Rio de Janeiro

Pelo segundo dia seguido, o Parque Nacional de Itatiaia, no sul do estado do Rio de Janeiro, registrou temperaturas negativas e geada na parte alta.

Baixar arquivo