Fundo extinto manda recursos para enfrentamento à Covid-19

Reserva Monetária

Publicado em 12/05/2020 - 14:54 Por Lucas Pordeus Leon - Brasília

Cerca de R$9 bilhões do Fundo de Reserva Monetária que iria para o pagamento da dívida pública pode ser usado para o enfrentamento ao novo coronavírus.

 

A Câmara dos Deputados aprovou projeto que alterou a Medida Provisória que acaba com o Fundo, que hoje não tem destinação específica e é adminsitrado pelo Banco Central. O texto ainda precisa ser analisado pelo Senado.


O dinheiro, segundo o texto original da MP, deveria ser usado para pagar a dívida pública. Porém, o relator da matéria, deputado Luis Miranda, do Democratas do Distrito Federal, mudou o texto e destinou o recurso para a aquisição de materiais de proteção e prevenção ao novo coronavírus, como forma de subsidiar a reabertura dos comércios.


O relator argumentou que quando foi editada, no ano passado, ainda não existia a pandemia da Covid-19 e por isso, agora o dinheiro deve ir, segundo o parlamentar, para a prevenção à doença.


O dinheiro, segundo o projeto, será dividido em 50% para estados e 50% para municípios, seguindo os critérios definidos pelo governo federal. Ainda segundo o texto, para ter acesso aos recursos, o estado, Distrito Federal ou município terá que apresentar um protocolo para abertura do comércio com base nas recomendações da Organização Mundial da Saúde.

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo