Reforma Tributária: senador Eduardo Braga apresenta relatório hoje
![Lula Marques/ Agência Brasil Brasília (DF) 29/10/2024 Senador Eduardo Braga preside a primeira reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado para debater o projeto de lei complementar (PLP 68/2024) que regulamenta a primeira parte da reforma tributária. Foto Lula Marques/ Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
Segunda-feira (9) de Reforma Tributária no Senado. O relator, senador Eduardo Braga, vai apresentar o relatório na Comissão de Constituição e Justiça. É o projeto que já foi aprovado na Câmara e trata, entre outros pontos, do imposto seletivo — chamado de "imposto do pecado" — que vai incidir sobre produtos que fazem mal à saúde: cigarros, bebidas, e também sobre aqueles que prejudicam o meio ambiente.
O projeto de lei complementar também define quais produtos terão alíquota zero na cesta básica. Na Câmara, as carnes foram incluídas nessa lista. Resta saber se o relator no Senado vai manter essa inclusão.
Outro ponto do projeto é o cashback, que é quando a pessoa recebe de volta uma parte do valor pago por determinado produto. Cashback total, de 100%, está previsto para itens essenciais como gás de cozinha, água e esgoto.
A ideia agora é fazer a leitura nesta segunda-feira e votar na comissão e em plenário na quarta-feira. É uma corrida contra o tempo para garantir a aprovação antes do recesso, que começa no dia 23. E o trabalho será grande. Para se ter uma ideia, já foram recebidas quase duas mil emendas até agora.
Já na Câmara, o corte de gastos será a prioridade. O presidente da Casa, Arthur Lira, convocou sessão deliberativa também às segundas e sextas desta semana e da próxima. Os deputados precisam votar duas propostas que já estão com a urgência aprovada: o projeto de lei ordinária e de lei complementar, que tratam de salário mínimo e benefícios sociais, entre outros pontos. A proposta de emenda à constituição, que também faz parte do pacote de gastos, deverá ser analisada diretamente no plenário, sem passar pelas comissões. Trata-se da PEC que aborda os supersalários e as regras de abono, e também deverá ser votada nos próximos dias. Em seguida, será encaminhada para o plenário.
![TV Globo/Divulgação Brasília (DF) 19/01/2025 - Morre, aos 92 anos, o jornalista Léo Batista.
Foto: TV Globo/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Solen Feyissa/Flickr Câmara dos EUA aprova projeto de lei para forçar ByteDance a vender TikTok ou sofrer proibição. Foto: Solen Feyissa/Flickr](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Frame/Reuters TV/Proibida reprodução Palestinian Hamas militants hand over hostages kidnapped during the October 7, 2023, attack on Israel by Hamas, to members of the International Committee of the Red Cross (ICRC) as part of a ceasefire and a hostages-prisoners swap deal between Hamas and Israel, in Gaza City, January 19, 2025 in this screen grab from a video. REUTERS/via Reuters TV](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Lyon Santos/ MDS Família Beneficiária do Programa Bolsa Família - CRAS de Sobradinho 1 - Brasília (DF). Na foto eles seguram o cartão do programa Bolsa Família.
Fotos: Lyon Santos/ MDS](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tânia Rêgo/Agência Brasil Rio de Janeiro(RJ), 10/11/2024 - Primeiros estudantes deixam o local de prova no segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, na universidade UNINASSAU, no Flamengo, zona sul da cidade. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Prefeitura de Porto Velho/Divulg Porto Velho (RO), 28/11/2024 - Aeroporto de Porto Velho. Foto: Prefeitura de Porto Velho/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)