Indicador Antecedente de Emprego da FGV tem a maior queda desde 2008

FGV

Publicado em 11/05/2020 - 13:30 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

O Indicador Antecedente de Emprego, medido pela Fundação Getulio Vargas, já apresenta os efeitos severos da pandemia do novo coronavírus e despencou quase 43 pontos em abril, ficando abaixo dos 40 pontos.

 

Essa é a maior queda mensal desde 2008, o que fez o indicador chegar ao seu menor nível histórico. Todos os sete componentes do indicador tiveram queda, com quatro deles recuando pelo menos 50 pontos.

 

De acordo com os especialistas da FGV, os níveis recordes de incerteza tornam empresários e consumidores cautelosos, impactando negativamente as expectativas para os próximos meses. Com isso, o sub-índice de expectativas apresentou o pior resultado, com queda de mais de 76 pontos.

 

A FGV também divulgou nesta segunda-feira o Indicador Coincidente de Desemprego, que subiu 5,9 pontos em abril, alcançando 98,4 pontos. Os resultados representam as maiores medições feitas desde 2018. No entanto, quanto maior o número pior o resultado, já que o ICD varia no mesmo sentido da taxa de desemprego.

 

O indicador é produzido a partir da percepção das famílias sobre o mercado de trabalho e de acordo com os pesquisadores da fundação, apontou a falta de esperança de que a tendência de piora iniciada nos últimos dois meses e aprofundada em abril possa ser revertida no curto prazo.

Últimas notícias
Educação

No Rio o Trilha Empreendedora vai atender alunos de outras 76 escolas

Mais alunos da rede pública do estado do Rio de Janeiro terão oportunidade extra de capacitação e aproximação com o mercado de trabalho em 2022.

Baixar arquivo
Geral

Criado Programa de Operações de Proteção Etnoambiental e Territorial

Com o objetivo de responder a eventuais situações de urgência e emergência enfrentadas por povos indígenas, a Funai criou o Programa de Operações Especiais de Proteção Etnoambiental e Territorial.

Baixar arquivo
Saúde

Dose de reforço é indicada após 30 dias dos sintomas da covid

 A recomendação é de que se aguarde pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas da covid, ou após o resultado positivo no teste PCR. ou de confirmação da gripe ou doenças respiratórias.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Onda de forte calor deve diminuir esta semana na região Sul

O calor intenso deve permanecer até quarta-feira (26), quando uma frente fria deve passar a atuar no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná — derrubando as temperaturas a partir de quinta-feira (27).

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Butantan oferece atividades virtuais de ciências para as crianças

Com museus e parque fechados para visitação por causa da pandemia, o Instituto Butantan, localizado em São Paulo, disponibiliza, a partir desta segunda-feira (24), uma programação online gratuita para crianças e adultos.

Baixar arquivo
Economia

Um a cada cinco brasileiros só utiliza conta bancária digital

As contas bancárias digitais, aquelas que só funcionam pela internet, deixaram de ser mais um modismo e caíram no gosto popular, diz pesquisa do Instituto Locomotiva.

Baixar arquivo