Maranhão vai começar reabertura por pequenas empresas familiares a partir de segunda-feira

A partir de segunda-feira

Publicado em 21/05/2020 - 19:36 Por Ariane Póvoa - Brasília

A partir da próxima segunda-feira, dia 25, passa a valer, no Maranhão, decreto que estabelece novas medidas sanitárias para enfrentamento à pandemia da Covid-19 no estado e a retomada progressiva das atividades econômicas.


As regras valem para todo o estado. Primeiro, vão poder funcionar estabelecimentos comerciais familiares de pequeno porte. Depois, a retomada, segundo o governo, vai ser lenta e gradual, incluindo outros setores.


Seguem obrigatórias medidas sanitárias gerais, como o uso de máscaras de proteção em ambiente público, vedação de qualquer aglomeração de pessoas e a manutenção do distanciamento social.


Em coletiva nesta quinta-feira, o governador do estado, Flávio Dino, destacou que a fiscalização das medidas sanitárias vai ser intensificada, com a possibilidade de cada cidadão se transformar e um fiscal, por meio de um canal de denúncia.


O governador disse ainda que as regras podem ser revistas, de acordo com a análise epidemiológica semanal da pandemia.


Os estabelecimentos vão funcionar com horários alternados, para diminuir a concentração do fluxo no transporte coletivo, e as empresas deverão adotar escala de revezamento de funcionários. Também é recomendado, sempre que possível, o trabalho remoto.


Empregados e prestadores de serviço que pertençam a grupos de risco devem ser dispensados das atividades presenciais até 15 de junho.

Na coletiva, o governador também disse que está descartado o retorno de aulas presenciais no estado em junho. Uma nova norma deve ser editada na próxima semana.


O Maranhão tem mais de 16 mil casos confirmados de Covid-19 e 663 óbitos pela doença. 3.324 pessoas foram recuperadas.

Últimas notícias
Educação

Paraty - RJ sedia o 1º Encontro Internacional de Territórios e Saberes

A cidade de Paraty, no litoral sul do estado do Rio de Janeiro, sedia até domingo o 1º Encontro Internacional de Territórios e Saberes

Baixar arquivo
Educação

Concursos públicos federais poderão ser aplicados à distância

Novas regras foram sancionadas hoje (9) pelo presidente Lula e terão período de transição de quatro anos. Para realização de provas via internet ou plataforma eletrônica, será preciso garantir igualdade de acesso aos dispositivos virtuais entre os candidatos.

Baixar arquivo
Política

Presidente Lula sanciona o Estatuto da Segurança Privada

A nova lei define o que é serviço de segurança privada; quais atores podem prestar tais atividades e ainda proíbe algumas situações, como a realização desse tipo de trabalho por pessoa física ou autônoma.

Baixar arquivo
Política

Macaé Evaristo será a nova ministra dos Direitos Humanos

Macaé Evaristo é formada em serviço social e mestre em educação pela UFMG. É deputada estadual de Minas Gerais, pelo PT, e foi vereadora em Belo Horizonte entre 2020 e 2022.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Inmet lança alerta laranja para 12 estados com baixa umidade do ar

O Inmet,  Instituto Nacional de Meteorologia,  lançou, nesta segunda-feira, um alerta laranja de perigo para 12 estados brasileiros e o Distrito Federal devido à baixa umidade relativa do ar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Tupinambás de Olivença reencontram manto sagrado repatriado

O manto estava na Dinamarca desde o século XVII. As lideranças tupinambás, presentes no evento desta segunda (9), avaliam que a chegada do manto é um bom presságio. 

Baixar arquivo