logo Radioagência Nacional
Economia

Maranhão vai começar reabertura por pequenas empresas familiares a partir de segunda-feira

A partir de segunda-feira
Baixar
Ariane Póvoa
21/05/2020 - 19:36
Brasília

A partir da próxima segunda-feira, dia 25, passa a valer, no Maranhão, decreto que estabelece novas medidas sanitárias para enfrentamento à pandemia da Covid-19 no estado e a retomada progressiva das atividades econômicas.


As regras valem para todo o estado. Primeiro, vão poder funcionar estabelecimentos comerciais familiares de pequeno porte. Depois, a retomada, segundo o governo, vai ser lenta e gradual, incluindo outros setores.


Seguem obrigatórias medidas sanitárias gerais, como o uso de máscaras de proteção em ambiente público, vedação de qualquer aglomeração de pessoas e a manutenção do distanciamento social.


Em coletiva nesta quinta-feira, o governador do estado, Flávio Dino, destacou que a fiscalização das medidas sanitárias vai ser intensificada, com a possibilidade de cada cidadão se transformar e um fiscal, por meio de um canal de denúncia.


O governador disse ainda que as regras podem ser revistas, de acordo com a análise epidemiológica semanal da pandemia.


Os estabelecimentos vão funcionar com horários alternados, para diminuir a concentração do fluxo no transporte coletivo, e as empresas deverão adotar escala de revezamento de funcionários. Também é recomendado, sempre que possível, o trabalho remoto.


Empregados e prestadores de serviço que pertençam a grupos de risco devem ser dispensados das atividades presenciais até 15 de junho.

Na coletiva, o governador também disse que está descartado o retorno de aulas presenciais no estado em junho. Uma nova norma deve ser editada na próxima semana.


O Maranhão tem mais de 16 mil casos confirmados de Covid-19 e 663 óbitos pela doença. 3.324 pessoas foram recuperadas.

x