Witzel anuncia decreto que prevê reabertura da economia do Rio em junho

Mês de Junho

Publicado em 27/05/2020 - 12:34 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

No mesmo dia em que o Rio de Janeiro chega perto dos 40 mil casos de Covid e contabiliza quatro mil e 300 mortos no balanço oficial, o governador Wilson Witzel anunciou um novo decreto que prevê a reabertura gradual da economia fluminense a partir de junho. O anúncio foi feito após reunião com seu secretariado, nessa terça-feira (26).

 

A norma, que deve ser publicada nos próximos dias, determina parâmetros que deverão ser observados por todas as prefeituras do estado. Os critérios levam em conta o índice de contaminação por Covid-19 e a taxa de ocupação de leitos nos hospitais, de acordo com o Pacto Social pela Saúde e pela Economia do Estado, lançado no último dia 20.

 

O documento estabelece três bandeiras de acordo com o quadro da doença: vermelha, amarela e verde para a liberação as atividades. Segundo Witzel, a partir do próximo mês, algumas medidas de flexibilização poderão ser colocadas em práticas nos  municípios, considerando a evolução da curva de contágio do novo coronavírus.

 

Ainda de acordo com o governador, ficará a cargo de cada gestor municipal a decisão de manter medidas mais restritivas ou dar início a flexibilização do isolamento social.

 

Durante a reunião, Witzel reiterou que todos os sete hospitais de campanha administrados pela Organização Social Iabas serão abertos. Já o secretário de Saúde, Fernado Ferry, disse que os equipamentos adquiridos pelo estado ficarão como legado para as unidades fluminenses quando a pandemia acabar.

 

Sobre o retorno das aulas presenciais, o secretário de Educação, Pedro Fernandes, informou que as redes de ensino do estado, municípios e privadas retornarão ao mesmo tempo, quando a bandeira verde, que remete a uma situação de normalidade, for decretada em relação ao coronavírus.

Últimas notícias
Geral

Tietasaura: nova espécie de dinossauro baiano é identificada

O espécime teria vivido no Recôncavo Baiano e foi batizado em homenagem ao romance de Jorge Amado. Os fósseis eram considerados perdidos, mas foram encontrados recentemente no Museu de História Natural de Londres. Ainda não há previsão de retorno para o Brasil.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo