Brasileiro retoma compra de viagens colaborando para tímida recuperação de operadoras de turismo
O aumento das viagens nacionais marca uma tímida recuperação das operadoras de turismo no país. Mesmo durante o crescente número da pandemia do coronavírus no país, em maio, 60% agentes de viagem conseguiram retomar as vendas, frente a 46% em abril. Dessas vendas, 80% foram para destinos nacionais. A maior parte se concentrou em viagens para 2021.
Esse é um dos resultados da pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo, a Braztoa, em parceria com o Laboratório de Estudos em Sustentabilidade e Turismo da Universidade de Brasília, com a colaboração das empresas filiadas à associação.
Para a vice-presidente da Braztoa, Marina Figueiredo, o momento de retomada passa pela comercialização de viagens nacionais.
Mesmo com a retomada no mês de maio, a queda do faturamento das empresas do setor foi de 75% a 90%, representando cerca de R$ 90 milhões. A maior parte das agências projeta uma redução de mais de 50% do faturamento em 2020. E 73% das operadoras de turismo estão otimistas para uma retomada nas vendas de viagens nacionais entre agosto e dezembro.
Marina Figueiredo afirma que as medidas de segurança adotadas pelas empresas e pelas autoridades possibilitaram a volta das vendas de viagens.
Das empresas pesquisadas, apenas 2% conseguiram acesso a empréstimos bancários; 42% das operadoras não pretendem buscar esses recursos, 16% pretendem pegar empréstimos e outros 29% aguardam respostas dos bancos.
Segundo a Braztoa, o turismo representa 8% do PIB do país e emprega 7 milhões de pessoas direta e indiretamente.