Emprego formal tem menor queda desde a pandemia com quase 11 mil vagas fechadas

Caged

Publicado em 28/07/2020 - 14:01 Por Lucas Pordeus León - Brasília

O Brasil fechou, em junho de 2020, 10.984 vagas de emprego com carteira assinada. Apesar do saldo negativo na criação de empregos, este é o melhor resultado desde o início da pandemia. Em maio, o país havia fechado mais de 350 mil vagas com carteira assinada. O pior número foi em abril, quando mais de 918 mil vagas formais foram encerradas no país. O secretário especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco, comemorou os dados de junho.

 

No acumulado entre janeiro e junho de 2020, o Brasil perdeu mais de 1 milhão e 198 mil vagas de emprego com carteira assinada. Esse saldo é pior do que no mesmo período de 2015 e 2016 somados, anos que o país registrou uma queda de mais de 7% do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todos  os bens e serviços produzidos no país.


Com isso, o país terminou o mês de junho deste ano com mais de 37 milhões e 611 mil vagas de trabalho com carteira assinada, 3% a menos que no mesmo mês de 2019.

 

As regiões Norte, Centro-Oeste e Sul registraram um saldo positivo na criação de postos de trabalho em junho, contra uma redução nas regiões Sudeste e Nordeste. Já nos meses de março, abril e maio, os três primeiros da pandemia, todas as regiões haviam registrado mais demissões que contratações de carteira assinada.

 

Em relação às atividades econômicas, o setor dos serviços foi o mais atingido pela pandemia. No acumulado de janeiro a junho, foram mais de 507 mil vagas fechadas no segmento. Em seguida, vem os setores do comércio e da indústria entre os mais atingidos pela crise do novo coronavírus.

 

A construção civil sofreu um impacto menor, com 32 mil postos de trabalho encerrados. A agropecuária foi o único setor que registrou aumento no número de postos de trabalho neste ano, com mais de 62 mil vagas criadas no primeiro semestre do ano.

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo