Banco Central regulamenta plataforma de pagamentos instantâneos Pix

Banco Central

Publicado em 12/08/2020 - 21:05 Por Victor Ribeiro - Brasília

O Banco Central divulgou nessa quarta-feira (12), o regulamento da plataforma de pagamentos instantâneos Pix. A ferramenta va permitir transferir dinheiro em tempo real, 24h por dia, sete dias por semana.

 

A principal novidade das regras anuncias é que as instituições de pagamento que hoje não estão sujeitas ao controle do Banco Central passarão a ser reguladas automaticamente ao aderirem à plataforma Pix. Isso porque elas terão que integrar o SPB, Sistema de Pagamentos Brasileiro.


A expectativa é que a regulação seja mínima. Pelo regulamento, as instituições que vão operar os pagamentos por meio da Pix, terão que comprovar que possuem capital de pelo menos R$1 milhão.


O Banco Central justificou que a medida pretende dar mais competitividade ao setor e simplificar as formas de pagamento instantâneo. O objetivo é evitar custos mais altos aos clientes e garantir a sustentabilidade das empresas de menor porte.


Com esse regulamento, todas as instituições que estiverem no Pix serão, em alguma medida, reguladas pela autoridade financeira. O WhatsApp, por exemplo, que aguarda o aval do Banco Central para operar em pagamentos, será necessariamente será supervisionado, se quiser oferecer esse serviço dentro da Pix.


O Banco Central confirmou o cronograma das operações. No dia 5 de outubro, começa o cadastro no sistema. Os usuários precisarão informar o e-mail e os números do telefone celular e do CPF ou CNPJ. Já o início da operação plena da plataforma, está marcado para o dia 16 de novembro.


Para as empresas, o ferramenta vai funcionar no principal canal digital da instituição, ou aplicativo ou internet banking. Nós, pessoas físicas, vamos acessar a plataforma de pagamentos instantâneos Pix pelo aplicativo oferecido pela instituição financeira, o APP de um banco por exemplo.

Últimas notícias
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo