Intenção de consumo das famílias continua em queda

O índice medido pela CNC teve em agosto a quinta queda consecutiva

Publicado em 26/08/2020 - 13:07 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

A Intenção de Consumo das Famílias, medida pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, apresentou em agosto a quinta queda consecutiva e foi o pior índice para um mês de agosto desde janeiro de 2010, quando teve início a série histórica da pesquisa. A redução em relação a julho, no entanto, foi a menos intensa registrada nos últimos cinco meses.

A pesquisa mostra que, em comparação ao mesmo mês do ano passado, a intenção de consumo das famílias caiu 27,6%.

Mas, apesar do cenário negativo, os indicadores que medem as expectativas das famílias para os próximos meses começam a mostrar uma recuperação. Após três quedas seguidas, a perspectiva profissional cresceu 4,6%; e a perspectiva de consumo, que vinha de quatro meses de recuo, apresentou alta de 1,5% em agosto.

Para a economista da CNC, Catarina Carneiro da Silva, responsável pela pesquisa, o aumento da expectativa de consumir em agosto revela que, apesar de as famílias ainda demonstrarem uma percepção negativa em relação ao consumo atual, as expectativas para o longo prazo já são otimistas. Mas, lembrou que o momento atual ainda apresenta resultados negativos, apesar da desaceleração das taxas.

 

 

Edição: Lana Cristina

Últimas notícias
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo
Saúde

INCA defende aumento de impostos sobre bebidas alcoólicas

O INCA, Instituto Nacional de Câncer, divulgou posicionamento defendendo o aumento de impostos sobre as bebidas alcoólicas, como medida para reduzir o surgimento de novos casos de câncer no país.

Baixar arquivo
Saúde

Doses atualizadas da vacina contra covid-19 chegam na próxima semana

O Ministério da Saúde informou que novas doses da vacina contra a covid-19 devem chegar na próxima semana e serão distribuídas aos estados. Os imunizantes que vão chegar estão atualizados contra a variante XBB.

Baixar arquivo