Produção pecuária tem queda no abate de bovinos e frangos segundo trimestre de 2020
A produção pecuária do Brasil registrou queda no abate de bovinos e frangos no segundo trimestre de 2020 em relação ao mesmo período do ano passado. A queda foi de 9,7% para os bovinos e de 1,6% para os frangos. Apenas o abate de suínos cresceu, 5,9%, na mesma comparação.
Os dados são os primeiros resultados da Estatística da Produção Pecuária para o segundo trimestre de 2020, divulgada nesta quinta-feira pelo IBGE. O resultado definitivo sai em setembro.
A pesquisa preliminar aponta que no segundo trimestre deste ano foram abatidas 12, milhões cabeças de suínos; 7,1 milhões cabeças de bovinos sob algum tipo de serviço de inspeção sanitária; e 1,4 bilhão de cabeças de frango.
A pesquisa mostra que a aquisição de leite cru, feita pelos estabelecimentos que atuam sob algum tipo de inspeção sanitária federal, estadual ou municipal, foi de 5,69 bilhões de litros no segundo trimestre de 2020. Este número significa uma redução de 2,9% em comparação ao segundo trimestre de 2019 e queda de 9,7% no confronto contra o trimestre anterior.
Já a produção de ovos de galinha ficou estável, e registrou 965,4 milhões de dúzias no segundo trimestre deste ano.