América Latina e Caribe são as regiões mais afetadas pela pandemia

Áreas lideram ranking global em perda de horas trabalhadas e renda

Publicado em 30/09/2020 - 15:41 Por Lucas Pordeus León - Brasília

A América Latina e o Caribe foram as regiões do mundo mais atingidas pela pandemia do novo coronavírus em termos de perda de horas trabalhadas e de renda do trabalho.

A Organização Internacional do Trabalho para a região divulgou, nesta quarta-feira, um informe com os impactos da Covid-19 no mundo do trabalho. Segundo a OIT, houve uma queda de cerca de 20% no total de horas trabalhadas e uma redução de 19% na renda do trabalho na América Latina e no Caribe. Praticamente o dobro do registrado no mundo, que viu a renda do trabalho cair cerca de 11% nos 9 primeiros meses do ano.

O diretor da OIT para a América Latina e Caribe, Vinícius Pinheiro, destacou que condições preexistentes na região explicam esse cenário.

O informe da OIT calcula que mais de 34 milhões de pessoas perderam o emprego em nove países da região que, juntos, representam cerca de 80% de toda a força de trabalho do continente, incluindo países como: Brasil, Argentina, Peru, Chile, Colômbia e México. A taxa de ocupação nesses países caiu mais de 9 pontos percentuais no período, saindo de 55% para 46% da população ocupada.

A Organização Internacional do Trabalho destacou que os impactos são ainda mais fortes para os jovens e as mulheres. A OIT ressaltou que a economia da região já deu sinais de recuperação, mas ainda está abaixo do nível pré-pandemia.

Edição: Sumaia Villela

Últimas notícias
Cultura

Eduardo Giannetti é o novo imortal da Academia Brasileira de Letras

O escritor, professor e economista Eduardo Giannetti tomou posse nesta sexta-feira como o mais novo imortal da Academia Brasileira de Letras. Giannetti ocupa a Cadeira 2, sucedendo ao filósofo e professor Tarcísio Padilha, que faleceu no ano passado.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça do Rio mantém prisão de filha acusada de aplicar golpe na mãe

A Justiça do Rio manteve a prisão temporária da atriz Sabine Boghici, acusada de aplicar um golpe milionário na mãe de 82 anos, viúva do colecionador de arte Jean Boghici.

Baixar arquivo
Segurança

Deputado cassado Valdevan Noventa é investigado pela polícia de SP

O ex-deputado federal Valdevan é presidente licenciado do Sindmotoristas, o Sindicato dos Motoristas e Cobradores de ônibus de São Paulo. Ele e outros diretores do sindicato são investigados por extorsão e lavagem de dinheiro.

Baixar arquivo
Economia

Receita Federal regulamenta nova transação para créditos tributários

Uma das novidades é que o desconto máximo dos créditos negociados foi ampliado de 50 para 65%. Além disso, o limite de parcelas para o público geral passou de 84 para 120.

Baixar arquivo
Geral

Defesa Civil reconhece 14 cidades em situação de emergência em MS

A Defesa Civil Nacional reconheceu situação de emergência em 14 cidades de Mato Grosso do Sul por causa de incêndios florestais.

Baixar arquivo
Economia

Anatel prorroga por dois meses a ativação do 5G em 15 capitais

A Anatel decidir mudar o cronograma de ativação do 5G no Brasil. O prazo vai ser prorrogado por até dois meses, porque houve um atraso na importação de equipamentos necessários a instalação da internet 5G.

Baixar arquivo