América Latina e Caribe são as regiões mais afetadas pela pandemia
A América Latina e o Caribe foram as regiões do mundo mais atingidas pela pandemia do novo coronavírus em termos de perda de horas trabalhadas e de renda do trabalho.
A Organização Internacional do Trabalho para a região divulgou, nesta quarta-feira, um informe com os impactos da Covid-19 no mundo do trabalho. Segundo a OIT, houve uma queda de cerca de 20% no total de horas trabalhadas e uma redução de 19% na renda do trabalho na América Latina e no Caribe. Praticamente o dobro do registrado no mundo, que viu a renda do trabalho cair cerca de 11% nos 9 primeiros meses do ano.
O diretor da OIT para a América Latina e Caribe, Vinícius Pinheiro, destacou que condições preexistentes na região explicam esse cenário.
O informe da OIT calcula que mais de 34 milhões de pessoas perderam o emprego em nove países da região que, juntos, representam cerca de 80% de toda a força de trabalho do continente, incluindo países como: Brasil, Argentina, Peru, Chile, Colômbia e México. A taxa de ocupação nesses países caiu mais de 9 pontos percentuais no período, saindo de 55% para 46% da população ocupada.
A Organização Internacional do Trabalho destacou que os impactos são ainda mais fortes para os jovens e as mulheres. A OIT ressaltou que a economia da região já deu sinais de recuperação, mas ainda está abaixo do nível pré-pandemia.