BNDES terá linha de financiamento para energia solar na Amazônia

Objetivo é atender principalmente áreas remotas da região

Publicado em 15/09/2020 - 18:28 Por Renata Martins - Brasília

O BNDES vai oferecer financiamento para quem tiver interesse em instalar luz solar na Amazônia.

Nesta terça-feira, o Ministério de Minas e Energia e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social assinaram acordo de cooperação técnica que prevê a captação de recursos financeiros para a execução do Programa Mais Luz para a Amazônia.

De acordo com o presidente do BNDES, Gustavo Montezano, o banco já faz conversas com investidores interessados em atuar na região com ações sustentáveis.

Distribuidoras de energia interessadas na instalação de infraestrutura de painéis fotovoltaicos e comunidades locais podem buscar recursos.

Segundo o Ministério de Minas e Energia, serão linhas de financiamento com prazo de 20 anos, incluindo cinco anos de carência para início da amortização, podendo, a depender do caso, ser qualificado a fundo perdido.

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque falou que o programa vai beneficiar principalmente pessoas em áreas remotas dos nove estados da Amazônia Legal.

Segundo o Departamento de políticas sociais do ministério, a expectativa é que as obras tenham início em novembro. O Programa Mais Luz para a Amazônia (MLA) foi criado pelo governo federal em fevereiro deste ano.

Edição: Sumaia Villela

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas, o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo