BNDES terá linha de financiamento para energia solar na Amazônia

Objetivo é atender principalmente áreas remotas da região

Publicado em 15/09/2020 - 18:28 Por Renata Martins - Brasília

O BNDES vai oferecer financiamento para quem tiver interesse em instalar luz solar na Amazônia.

Nesta terça-feira, o Ministério de Minas e Energia e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social assinaram acordo de cooperação técnica que prevê a captação de recursos financeiros para a execução do Programa Mais Luz para a Amazônia.

De acordo com o presidente do BNDES, Gustavo Montezano, o banco já faz conversas com investidores interessados em atuar na região com ações sustentáveis.

Distribuidoras de energia interessadas na instalação de infraestrutura de painéis fotovoltaicos e comunidades locais podem buscar recursos.

Segundo o Ministério de Minas e Energia, serão linhas de financiamento com prazo de 20 anos, incluindo cinco anos de carência para início da amortização, podendo, a depender do caso, ser qualificado a fundo perdido.

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque falou que o programa vai beneficiar principalmente pessoas em áreas remotas dos nove estados da Amazônia Legal.

Segundo o Departamento de políticas sociais do ministério, a expectativa é que as obras tenham início em novembro. O Programa Mais Luz para a Amazônia (MLA) foi criado pelo governo federal em fevereiro deste ano.

Edição: Sumaia Villela

Últimas notícias
Geral

Portal da prefeitura do Rio continua fora do ar após ataque hacker

O prefeito Eduardo Paes (PSD) disse que os dias em que o sistema estiver fora do ar não serão considerados como dias úteis, para não prejudicar o cidadã com datas de vencimento de boletos, por exemplo. 

Baixar arquivo
Saúde

Lotes do sorvete da marca Häagen-Dazs serão recolhidos

A empresa fabricantemvai reembolsar ou trocar os sorvetes de baunilha com validades entre 16 de maio de 2023 e 29 de junho de 2023.

Baixar arquivo
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: Big Boy

Com sua linguagem informal, Big Boy conquistou em poucos anos um grande público interessado em música internacional e foi um dos criadores do baile da pesada, precursor dos bailes funks.

Baixar arquivo
Geral

Prazo para solicitar voto em trânsito termina nesta quinta-feira

Para solicitar, o eleitor tem que comparecer pessoalmente ao cartório eleitoral mais próximo, levar um documento oficial com foto e indicar o município onde pretende votar.

Baixar arquivo
Geral

Paes diz que Exército cancela desfile do 7 de Setembro no Rio

Em posts no Twitter, Paes informou que o Exército fará apenas um ato, em frente ao Forte de Copacabana, na zona sul carioca, mas sem arquibancada, nem desfile. 

Baixar arquivo
Política

Conheça o programa de governo de Felipe D’Ávila

O programa de governo do candidato a presidente Felipe D’Ávila e do vice Tiago Mitraud, pelo partido NOVO, é intitulado Um Novo Brasil para Todos. O documento propõe metas para o meio ambiente com a redução na emissão de carbono, do desmatamento e a recuperação de áreas já desmatadas.

Baixar arquivo