Comissão do Congresso ouve empresários sobre reforma tributária

Houve críticas à alíquota única de 12% e pedido para desonerar a folha

Publicado em 02/09/2020 - 14:33 Por Lucas Pordeus León - Brasília

Empresários criticam alíquota única para bens e serviços e pedem desoneração da folha de pagamento.

A comissão mista da reforma tributária no Congresso Nacional ouviu, nesta quarta-feira (2), os representantes dos empresários dos setores da indústria, dos serviços, dos transportes e da saúde.

Esses setores econômicos criticaram a alíquota única de 12% para bens e serviços, conforme está em uma das propostas de reforma tributária em tramitação no Congresso. Para o presidente da Confederação Nacional dos Transportes, Vander Costa, essa alíquota única gera distorções.

Já o representante da Confederação Nacional da Saúde, Breno Monteiro, informou que a alíquota única vai aumentar em 15% o valor dos serviços de hospitais e laboratórios e em 21% o preço dos planos de saúde, segundo levantamento do setor.

O representante da Confederação Nacional dos Serviços, Luigi Nesi, criticou a alíquota única e defendeu a desoneração da folha de pagamento.

Em troca da desoneração da folha, imposto que incide sobre os salários, o presidente da confederação do setor de serviços defendeu a recriação da CPMF, imposto sobre as transações financeiras.

Apesar de todos os setores ouvidos defenderem a desoneração da folha de pagamento, reduzindo, assim, os gastos dos empresários com a mão de obra, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) foi contrária a criação de uma CPMF como forma de compensar a redução dos impostos sobre os salários.

 

Edição: Lana Cristina

Últimas notícias
Educação

Número de professores concursados cai ao menor patamar, revela estudo

Em 2023, o número de docentes chegou a 321 mil nas redes estaduais. O recuo na comparação com 2013 foi de 36%. Enquanto isso, o número de profissionais temporários registrou uma alta de 55%, ultrapassando os 355 mil. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Egoismo da cultura ocidental pode impossibilitar a vida da humanidade

O escritor, filósofo e educador Daniel Munduruku é categórico ao afirmar: o sistema econômico em que vivemos, que alimenta sempre a esperança em um futuro melhor do que a realidade atual, em algum momento não muito distante vai impossibilitar a vida, não só das populações indí

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de quarta e próximas partidas de futebol

Nesta quinta-feira (25), a bola rola para Taça Libertadores, às 19h, o Fluminense encara o Cerro Porteño.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Regime militar se rende a ruralistas após pressão e ameaças de levante

Este é o quarto episódio do podcast Golpe de 64: Perdas e Danos, com o título "Ação e Reação" continuamos a falar de Reforma Agrária que era considerada a mãe das Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart, no histórico comício dos 200 mil, na Cent

Baixar arquivo
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo