Desemprego cresce 27,6% em quatro meses

Total de desempregados chegou a 12,9 milhões em agosto

Publicado em 23/09/2020 - 16:39 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

O número de desempregados voltou a subir no Brasil e atingiu 12,9 milhões de pessoas em agosto. Com isso, a taxa de desocupação passou de 13,1% para 13,6% na virada de julho para o mês passado. O resultado também sinaliza alta de 27,6%, se comparado com os números de maio, quando o contingente de brasileiros sem emprego era de 10 milhões.

Os dados são da Pnad Covid Mensal, divulgada nesta quarta-feira (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e representam a maior desde o início da série histórica da pesquisa, iniciada em maio.

Segundo Maria Lúcia Vieira, coordenadora de Trabalho e Rendimento do IBGE, além das variações negativas no nível de população ocupada, a alta se explica pela retomada da busca por emprego.

A região Sul foi a única a apresentar queda na população desocupada, enquanto Nordeste e Norte registraram as maiores variações. 

Em agosto, a taxa de  desemprego foi maior entre as mulheres, chegando a 16,2%. No caso dos homens, o índice ficou em 11,7%. O quadro se repete em todas as grandes regiões do país.

No que se refere à cor ou raça, a pesquisa aponta que o desemprego foi maior entre pretos e pardos do que na parcela da população branca. 

Em relação ao auxílio emergencial, o IBGE revela que no mês passado 30 milhões de domicílios brasileiros receberam algum benefício para combater os efeitos da pandemia.                                                                                 

Desde o mês passado, a pesquisa também divulga dados sobre o número de pessoas que realizaram algum teste para diagnóstico de Covid-19 no Brasil. Essa edição do levantamento mostra que desde a confirmação da chegada do novo coronavírus no país, 17,9 milhões de pessoas fizeram exames para saber se estavam infectadas. Destas, 21,6%, o equivalente a 3,9 milhões de pessoas, testaram positivo.

Edição: Ana Pimenta

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Programa Caixa Mais Brasil chega à 100ª edição neste sábado

Durante este fim de semana, a Caixa Econômica Federal promove mais uma edição do programa Caixa Mais Brasil.

Baixar arquivo
Geral

Covid-19: projeto no DF oferece apoio psicológico a enlutados

Lidar com a morte é um processo doloroso. E desde o início da pandemia do coronavírus, por causa das medidas de segurança e distanciamento social, nem sempre quem perde um ente querido encontra uma rede de apoio para enfrentar esse momento.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Pandemia coloca 9 milhões de crianças em risco de trabalho infantil

Os dados estão no relatório do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) publicado para marcar o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado neste sábado, 12 de junho

Baixar arquivo
Saúde

Estado do Rio de Janeiro permanece com risco moderado para covid-19

O Mapa de Risco Covid-19 manteve a classificação geral na bandeira laranja, mas segundo o estudo, houve melhora no cenário epidemiológico em seis regiões.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz recebe insumo para a produção de 6 milhões de doses da vacina

A Fiocruz recebe neste sábado (12) mais um lote de IFA para a produção da vacina contra a covid-19. O insumo deverá desembarcar no final da tarde no Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Saúde

SUS vai oferecer exame rápido para detecção de meningite criptocócica

O teste que detecta fungos que atacam o sistema nervoso foi incorporado ao SUS e publicado nesta sexta-feira (11).

Baixar arquivo