Setor de atividades artísticas é o mais afetado pela pandemia

Ministério da Economia divulgou hoje a lista com 34 setores impactados

Publicado em 15/09/2020 - 13:42 Por Anna Luísa Praser - Brasília

O setor de atividades artísticas, criativas e de espetáculos foi o mais afetado por causa das ações de combate ao novo coronavírus. O dado faz parte de uma lista publicada nesta terça-feira (15) pelo Ministério da Economia sobre os setores mais impactados economicamente, principalmente depois do decreto de estado de calamidade pública. 

O ranking é para orientar as agências financeiras oficiais, inclusive setoriais e regionais, sobre como auxiliar esses ramos da economia nesse período. Essas agências são as instituições que prestam socorro financeiro a essas categorias.

Ao todo, 34 setores foram listados. Depois do setor de atividades artísticas, em segundo lugar está o transporte aéreo e aqueles sobre trilhos, como ferroviário e metroviário de passageiros. 

O transporte público urbano, bem como o serviços de alojamento, que englobam hotéis, pousadas e hostels, por exemplo, e ainda serviços de alimentação também estão no rol de afetados.

Outras categorias como produção de calçados e artigos de couro, fabricação de veículos automotores e até tecidos e artigos de armarinho, por exemplo também sentiram os impactos da pandemia.

A lista aponta ainda reflexos nos setores da educação e saúde privadas, telecomunicações, transporte de cargas, combustíveis e lubrificantes.

A listagem completa com todos os setores elencados pelo Ministério da Economia como os principais afetados pela pandemia pode ser conferida na edição desta terça-feira do Diário Oficial.

Edição: Adrielen Alves

Últimas notícias
Educação

Escolas de maioria branca têm melhor infraestrutura, aponta pesquisa

A análise foi feita pelo Observatório da Branquitude, que ressalta a vantagem de alunos brancos e a persistência da desigualdade racial no país. Um exemplo é a rede de esgoto, presente em 72% das escolas com predominância de brancos e em apenas 43% das escolas com maioria de alunos negros.  

Baixar arquivo
Esportes

Nesta terça-feira começa segunda rodada do Brasileirão

Nesta terça-feira, tem a abertura da segunda rodada do Brasileirão Série A, com total cobertura da Rádio Nacional.

Bahia e Fluminense jogam às nove e meia da noite no Estádio da Fonte Nova, em Salvador.

Baixar arquivo
Economia

LDO para 2025 prevê déficit zero e salário mínimo de R$ 1.502

A previsão está na Lei de Diretrizes Orçamentárias que o Ministério do Planejamento e Orçamento entregou ao Congresso Nacional.

Baixar arquivo
Economia

Aumenta o número de bares e restaurantes com prejuízos

As dívidas acumuladas fizeram 31% das empresas do Brasil funcionarem no vermelho em fevereiro.

Baixar arquivo
Geral

MST faz balanço de ocupações durante Jornada de Lutas

Como parte da Jornada Nacional de Lutas, o MST, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, realizou 24 ocupações em 11 estados brasileiros, nesta segunda-feira, mobilizando mais de 20 mil famílias sem terra.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Programa de Reforma Agrária deve incluir 300 mil famílias até 2026

Dez tipos de propriedades serão disponibilizados para os assentamentos, entre elas, imóveis rurais considerados improdutivos, pelo Incra, áreas rurais em posse de bancos e empresas públicas, terras estaduais usadas para abater dívidas com a União e áreas confiscadas por exploração de trabalho semelhante à escravidão.

Baixar arquivo