logo Radioagência Nacional
Economia

Bolsonaro assina decreto com medidas para impulsionar aviação civil

Mudanças valem para donos de aeronaves e trabalhadores do setor
Baixar
Victor Ribeiro
07/10/2020 - 21:11
Brasília
FILE PHOTO: International travelers arrive at John F. Kennedy international airport in New York City, U.S., February 4, 2017.  The United States is screening visitors from Wuhan, China at JFK and at airports in Los Angeles and San Francisco  for
© Reuters/Brendan McDermid/Direitos reservados

O presidente Jair Bolsonaro assinou nesta quarta-feira (7) um decreto com 52 medidas para reduzir as regras sobre a aviação civil. As mudanças fazem parte do programa Voo Simples, e valem para proprietários de aeronaves e hangares, além de trabalhadores do setor.

Entre as medidas, o presidente extingue regras sobre aeroportos e instalações de torres de controle, e reduz a necessidade de autorização de entrada e de sobrevoo de aeronaves estrangeiras no espaço aéreo brasileiro.

Outra mudança acaba com o prazo de validade da habilitação dos pilotos, que até agora era de um ano, e passa a ser indeterminado. 

De acordo com o governo, a mudança acompanha a atualização tecnológica no setor da aviação civil. Por isso, a ideia de manter apenas as exigências - consideradas pelo governo necessárias ao bom desenvolvimento do sistema de aviação.

O governo também anunciou a abertura de uma consulta pública para alterar o regulamento da aviação civil.

x