Índice de Confiança do Comércio cai 3,8 pontos em outubro
Depois de cinco meses registrando alta, o Índice de Confiança do Comércio, medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), caiu 3,8 pontos em outubro, passando de 99,6 para 95,8 pontos.
Os dados divulgados nesta segunda-feira (26) apontam que tanto a percepção do momento presente como as expectativas para os próximos meses voltaram a cair este mês, após o pior momento da pandemia de covid-19, em abril.
Para o economista e coordenador da Sondagem do Comércio, da FGV, Rodolpho Tobler, o resultado mostra que os empresários do setor estão se tornando mais cautelosos com a sustentabilidade da recuperação, principalmente porque a confiança do consumidor não consegue reagir no mesmo ritmo que a confiança dos empresários e pela incerteza sobre o período dos programas de auxílio do governo.
Ainda de acordo com o indicador, lojas de vestuário e calçados continuam enfrentando dificuldade nas vendas, enquanto os segmentos de revenda de veículos e motos, material de construção e móveis e eletrodomésticos estão com maior fôlego na recuperação.