Pagamento parcial do financiamento imobiliário pode quitar dívidas

Economista aconselha a usar o recurso para acertar contas

Publicado em 18/10/2020 - 11:54 Por Renata Martins - Brasília

Quem tem financiamento imobiliário pela Caixa Econômica pode pedir para fazer o pagamento parcial da prestação. Essa modalidade vale a partir deste mês. São duas opções apresentadas pelo banco.

Em uma, o cliente pode optar pelo pagamento de 75% do valor integral da parcela, por seis meses. Quem tem uma prestação de R$ 1 mil reais, por exemplo, passa a pagar R$ 750.

Na outra opção, a parcela pode ficar menor, em 50% – metade do valor, mas o período da facilidade também diminui. Nessa alternativa, a prestação pode ser pedida em um período de três meses.

Em razão da pandemia do novo coronavírus, a Caixa possibilitou, por seis meses, de abril a setembro, a pausa emergencial nas prestações dos contratos habitacionais, que se encerrou em setembro.

Segundo o banco, a nova alternativa negocial permite a esses clientes a retomada do pagamento das prestações de forma gradual.

Quem fez o financiamento habitacional recentemente também pode aderir ao pagamento parcial. Natália Ferreira comprou um apartamento este mês, e a primeira parcela vem com a redução de 25%.

A Caixa alerta que a modalidade não significa desconto ou redução da prestação e, sim, a possibilidade de pagamento parcial por período delimitado.

Para o economista William Baghdassarian, a grande vantagem é permitir que o dinheiro, que seria usado para pagar a prestação imobiliária, seja utilizado em dívidas, como a do cartão de crédito ou cheque especial.

A alternativa de pagamento parcial pode ser solicitada pelo aplicativo Habitação Caixa.

Para contratos em atraso, há também a opção de atendimento pelo WhatsApp – 0800 726 0104, opção 03.

 

Edição: Lana Cristina

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Educação

Cartilha do MEC orienta retorno às aulas presenciais para surdos

Material traz orientações para que medidas de segurança contra covid-19 sejam adaptadas às necessidades de aprendizado do grupo, como o uso de máscara transparente e a disposição de carteiras escolares.

Baixar arquivo
Saúde

Vacinados ainda podem ser infectados pelo coronavírus

De acordo com especialistas, a imunização evita casos graves da doença, mas não impede que a pessoa seja reinfectada - e transmita o vírus. Para evitar o contágio, vacinação deve ser combinada com distanciamento social e uso de máscara.

Baixar arquivo
Política

Senado: Cronograma para CPI da Covid será apresentado na segunda

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, disse que na próxima segunda-feira, vai apresentar o cronograma e os procedimentos para a instalação da CPI da Covid-19.

Na primeira reunião serão escolhidos por meio de votação o presidente e o vice-presidente da Comissão.

Baixar arquivo
Política

Joaquim Silva e Luna é aprovado para a presidência da Petrobras

O general foi aprovado em reunião do Conselho de Administração da estatal realizada nesta sexta-feira (16). Também foram nomeados os sete integrantes da Diretoria Executiva da estatal. Três deles foram reconduzidos ao cargo.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa chega neste sábado a Moscou para vistoriar fábrica da Sputnik V

Conclusões vão subsidiar decisão sobre uso da vacina no Brasil. Anvisa faz busca ativa das informações, já que 40% dos documentos que devem ser entregues pelos fabricantes estão incompletos ou não chegaram a ser apresentados.

Baixar arquivo
Saúde

SP: Crianças e gestantes foram vacinadas contra covid por engano

 Ao todo, 51 pessoas foram vacinadas contra a covid-19 por engano no estado de São Paulo. Eram pessoas que deveriam tomar a vacina contra a gripe e acabaram recebendo doses da Coronavac.

Baixar arquivo