Pagamento parcial do financiamento imobiliário pode quitar dívidas
![Marcello Casal JrAgência Brasil Real](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
Quem tem financiamento imobiliário pela Caixa Econômica pode pedir para fazer o pagamento parcial da prestação. Essa modalidade vale a partir deste mês. São duas opções apresentadas pelo banco.
Em uma, o cliente pode optar pelo pagamento de 75% do valor integral da parcela, por seis meses. Quem tem uma prestação de R$ 1 mil reais, por exemplo, passa a pagar R$ 750.
Na outra opção, a parcela pode ficar menor, em 50% – metade do valor, mas o período da facilidade também diminui. Nessa alternativa, a prestação pode ser pedida em um período de três meses.
Em razão da pandemia do novo coronavírus, a Caixa possibilitou, por seis meses, de abril a setembro, a pausa emergencial nas prestações dos contratos habitacionais, que se encerrou em setembro.
Segundo o banco, a nova alternativa negocial permite a esses clientes a retomada do pagamento das prestações de forma gradual.
Quem fez o financiamento habitacional recentemente também pode aderir ao pagamento parcial. Natália Ferreira comprou um apartamento este mês, e a primeira parcela vem com a redução de 25%.
A Caixa alerta que a modalidade não significa desconto ou redução da prestação e, sim, a possibilidade de pagamento parcial por período delimitado.
Para o economista William Baghdassarian, a grande vantagem é permitir que o dinheiro, que seria usado para pagar a prestação imobiliária, seja utilizado em dívidas, como a do cartão de crédito ou cheque especial.
A alternativa de pagamento parcial pode ser solicitada pelo aplicativo Habitação Caixa.
Para contratos em atraso, há também a opção de atendimento pelo WhatsApp – 0800 726 0104, opção 03.
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Brasília (DF), 21/12/2023 - Computadores e eletrônicos são recondicionados para reciclagem e doações na Central de Recondicionamento de Computadores (CRC), no Gama, região administrativa do Distrito Federal. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tânia Rêgo/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 12/02/2025 - Incêndio atinge a fábrica de roupas Maximus Confecções, no bairro de Ramos, na zona norte do Rio de Janeiro. A instalação produz fantasias para o carnaval carioca. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Divulgação/WSL Ítalo Ferreira conquista etapa de Abu Dhabi em pisicina de ondas artificiais e assume liderança da WSL em 16/02/2024](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)