Governo lança plano para retomada do setor turístico nacional
O governo federal anunciou nessa terça-feira um plano para o retorno das atividades no setor turístico nacional. É uma iniciativa para que a volta das viagens seja segura e gradual. Nos últimos meses, o presidente Jair Bolsonaro editou três medidas provisórias na área econômica, que ajudaram o setor a reduzir o impacto da Covid-19.
O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, destacou que a retomada do turismo vai conceder um selo oficial para os locais que respeitem as regras sanitárias.
O selo “Turismo Responsável” é distribuído em locais como hotéis, pousadas e restaurantes. Para receber esse reconhecimento, é preciso que os estabelecimentos cobrem o uso obrigatório de máscaras, mantenham o distanciamento entre as mesas de refeições e incentivem o uso de álcool em gel pelos turistas.
Na retomada do turismo, as iniciativas são organizadas em quatro eixos: preservação de empresas e empregos no setor de turismo; melhoria da estrutura e da qualificação de destinos; implantação dos protocolos de biossegurança; e promoção e incentivo às viagens.
A expectativa é que os resultados efetivos dessas ações apareçam até o dia 31 de julho do ano que vem.